Teses e dissertações – ELE/LA


2017

Abreu, Ana Paula de Sousa (2017). A cultura na disciplina de espanhol língua-cultura estrangeira : um estudo de caso didactológico no 3.º ciclo do ensino básico em Portugal. FFCS – Universidade Católica Portuguesa.

Alves, Patrícia Domingues (2017). Estratégias de ensino para a aquisição do vocabulário na aula de Espanhol Língua Estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Balbino, Cláudio Filipe Gomes (2017). Promovendo a interação oral durante o trabalho colaborativo de grupo em aulas de Inglês e de Espanhol. FLUP – Universidade do Porto.

Barbosa, Maria José Lourenço Martins (2017). As TIC ao serviço da comunicação real: contributo do eTwinning para a aprendizagem de uma Língua Estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Bessa, Magna Liliana de Sousa (2017). Tratamento, Fossilização e Superação da Interlíngua. FAL – Universidade da Beira Interior.

Bravo, André Fernando Severino (2017). A utilização das TIC em sala de aula: O uso do Qr Code. FAL – Universidade da Beira Interior.

Carvalho, Elsa Maria Alfaiate Martins de (2017). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Cataluna, Ricardo João Rodeia de Sousa Bentes (2017). Aprendizagem Colaborativa e Informal do Espanhol – Língua Estrangeira (ELE) nas Redes Sociais: o Caso do Grupo no Facebook «Alunos de Espanhol (RC)». FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Dias, Fátima de Jesus Fernandes (2017). Jogos para aquisição de linguagem. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Dias, Rita Isabel Gonçalves (2017). A Aprendizagem Cooperativa no Ensino do Português e do Espanhol. FAL – Universidade da Beira Interior.

Esteves, Orlando José Oliveira (2017). A importância das disciplinas de Português e de Espanhol no desenvolvimento pessoal e social do aluno. FAL – Universidade da Beira Interior.

Faria, Isabel Filipe Catarino (2017). Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica de 2º e 3º Ciclos com Secundário Cunha Rivara de Arraiolos, no ano letivo de 2014/2015. CIEP – Universidade de Évora.

Faria, Patrícia Alexandra Reis (2017). A promoção de diferentes níveis de pensamento e da oralidade dos alunos de línguas estrangeiras, utilizando a Taxonomia de Bloom, aplicada a recursos (audio)visuais. FLUP – Universidade do Porto.

Fernandes, Cláudia Regina da Silva (2017). Enseñar gramática en el proceso de enseñanza-aprendizaje de Español como lengua extranjera: una aplicación didáctica del pretérito indefinido a alumnos portugueses de nivel A2 (MCER). FLUL – Universidade de Lisboa.

Ferreira, Filipe José Campos (2017). As línguas de Espanha no ensino do espanhol como língua estrangeira: um desafio plurilingue e intercultural. DEP – Universidade de Aveiro

Fondo Lavandeira, Maria del Carmen (2017). El uso creativo del texto literario en el enseñanza/aprendizage del español lengua extranjera. Universidade de Lisboa.

Fonseca, Alzira Carla Pereira (2017). A importância das fichas formativas na aprendizagem do espanhol. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Fonseca, Odete da Conceição Melo Correia (2017). A importância da comunicação não-verbal (cinésica) no processo de ensino-aprendizagem do Espanhol Língua Estrangeira para uma consciencialização intercultural. FLUP – Universidade do Porto.

Freire Peñas, Marta (2017). La dimensión cultural en el examen de español Ab initio del Programa del Diploma del Bachillerato Internacional (IB). ILCH – Universidade do Minho.

García Burgos, María del Rocío (2017). La literatura como recurso didáctico en la clase de ELE: una propuesta. ILCH – Universidade do Minho.

Gonçalves, Raquel Maria Gorgulho (2017). Práticas integradoras das representações da língua materna e da língua estrangeira num contexto multilingue. FSCH – Universidade Nova de Lisboa.

Guedes, Mónica Filipa Martins (2017). Ensino/ Aprendizagem de Falsos Amigos em Línguas com a mesma origem: Português e Espanhol. FLUP – Universidade do Porto.

Janela, Ana Bárbara Martins (2017). Influência do conto infantil na formação de leitores. FAL – Universidade da Beira Interior.

Lemos, Maria João Colmeiro de (2017). Desenvolvimento de competências socioculturais na aula de língua estrangeira. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Marques, Maria Manuela Correia (2017). O Ensino-Aprendizagem do Léxico em Língua Estrangeira – Espanhol. FLUC – Universidade de Coimbra.

Martins, Gonçalo Nuno Lousada (2017). La imagen de España y de los españoles en Portugal, en el ámbito E/LE, a través de los Premios Pilar Moreno de 2016. ILCH – Universidade do Minho.

Moreiras, Sónia Cristina César Magalhães (2017). A influência dos meios de comunicação na aprendizagem da língua espanhola. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Oliveira, Tânia Marta Carvalho Borges Macedo (2017). A importância da oralidade na aula de Português língua materna e Espanhol língua estrangeira. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Pereira, Ângela Maria Barros (2017). Podcasting: uma ferramenta para a aprendizagem de vocabulário na língua estrangeira. FFCS – Universidade Católica Portuguesa.

Pereira, Maria João da Costa Cunha Rodrigues (2017). Uma imagem vale mais do que mil palavras: o audiovisual como facilitador e motivador da aprendizagem de uma língua estrangeira. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Pereira, Ricardo Pedroso Soares Cruz (2017). A música e o texto oral na aula de língua estrangeira. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Pinheiro, Rui Diogo Faria (2017). A compreensão da oralidade ao serviço da aprendizagem de línguas (Português e Espanhol). FLUP – Universidade do Porto.

Reis, Daniel Fernando da Silva (2017). A Escrita Criativa como técnica potenciadora da expressividade nas aulas de Inglês e Espanhol no ensino secundário. FLUP – Universidade do Porto.

Reis, Elisete Sofia da Costa (2017). A cultura na aula de Língua Estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Rodrigues, Carlos Júlio Lindade (2017). Estrategias para escuchar activamente en clase de ELE con recurso a canciones. ILCH – Universidade do Minho.

Rodrigues, Cristiana Proença (2017). A utilização das TIC em sala de aula: o uso do podcast. FAL – Universidade da Beira Interior.

Severino, Isa Margarida Vitória (2017). Reflexão sobre o Ensino/Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira na Guarda. FAL – Universidade da Beira Interior.

Silva, Cristiana Malcata Antunes Alves da (2017). Aquisição do complemento direto preposicionado em crianças bilingues português europeu/espanhol ibérico. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Torrão, Maria João Lopes (2017). As perguntas do professor na aula de Espanhol – Língua Estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.


2016

Aguilar, Maria Manuela Gomes (2016). A expressão oral no ensino-aprendizagem do Português e do Espanhol (LE): Uma análise comparativa. FAL – Universidade da Beira Interior.

Aller Carrera, Tamara (2016). Zapeando por ELE: una propuesta para el desarrollo de la competencia sociocultural e intercultural en el aula de ELE. ILCH – Universidade do Minho.

Almeida, Marta Sofia Ferreira Pardal Barroso Santiago de (2016). Los juegos didácticos y las simulaciones como fuente y espejo de la motivación en el aprendizaje del léxico. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Almeida, Sandra Mónica Farinha de (2016). O papel e a integração das atividades de expressão e interação oral na aprendizagem de línguas estrangeiras. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Alves, Fernando Jorge (2016). InterCULTURAlidade(s) em Português (língua materna) e Espanhol (língua estrangeira). FLUC – Universidade do Minho.

Alves, Maria Clara Araújo (2016). A falsa perceção da igualdade: alguns contrastes entre o português e o espanhol. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Amorim, Cláudia Andréia Santos (2016). O uso dos meios audiovisuais na transmissão de conteúdos socioculturais numa aula de ELE. FLUP – Universidade do Porto.

Bacharel, Margarida Guedes de Andrade (2016). Identidade e representação em textos literários: recursos para a aula de língua estrangeira inglês e de espanhol do 3º ciclo e ensino secundário. FCSH – Universidade de Lisboa.

Barbini, Marco (2016). A função da escrita criativa no ensino da língua estrangeira. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Barroso, Cristina Maria de Oliveira (2016). As curtas metragens e a aprendizagem intercultural em ELE. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Batista, Isabel Teixeira (2016). Os jogos didáticos no desenvolvimento da competência comunicativa nas aulas de E/LE. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Cardoso, Marina Manuela Faria da Silva (2016). O contributo dos estilos de aprendizagem para a aquisição de léxico em língua estrangeira. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Carvalho, Emanuel de (2016). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada, realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz. CIEP – Universidade de Évora.

Carvalho, Isabel Gomes Ferreira de (2016). O intercâmbio e a partilha de experiências em ELE. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Carvalho, Maria Rosa Rodrigues (2016). O uso do material áudio como ferramenta pedagógica. FLUP – Universidade do Porto.

Carvalho, Maura Cristina Barbosa de (2016). Escrita criativa: estimular a imaginação e competências de escrita na aula de LE. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Carvalho, Telma Filipa Alfaiate Ferreira de (2016). Contributo da Teoria das Inteligências Múltiplas como apoio à didática das línguas materna e estrangeira. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Catalão, Maria Florentina Charneca (2016). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Coincas, Sílvia da Luz Almeida (2016). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada relativo ao ano letivo 2015/2016, na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel, Estremoz. CIEP – Universidade de Évora.

Colaço, Carlos António Godinho (2016). Prática de ensino supervisionada relativo ao ano letivo 2014/2015, realizada na Escola Básica de 2º e 3º ciclos com Ensino Secundário Cunha Rivara. CIEP – Universidade de Évora.

Correia, Maria Manuela do Nascimento (2016). O uso de materiais autênticos como contributo para a motivação no ensino da língua estrangeira. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Correia, Sandra Cristina Fernandes Gomes (2016). Literatura e ensino das línguas: quando o conto entra na aula de Espanhol Língua Estrangeira. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Costa, Sandrine Marques (2016). A interação oral na aula de espanhol língua estrangeira: uma abordagem a partir do lúdico. DEP – Universidade de Aveiro.

Cunha, Maria da Conceição Galão Catarreira e (2016). Dificultades en el aprendizaje de la morfología verbal del Español LE: los verbos irregulares en presente de indicativo con sus alteraciones vocálicas. FLUL – Universidade de Lisboa.

Dias, Catarina Lurdes de Barros Lopes (2016). Os tempos do passado do Português e do Espanhol: análise de erros cometidos por alunos lusófonos do 3º ciclo do Ensino Básico. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Dias, Maria Lorena Serrano Pedreiro (2016). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Fernandes, Rita Maria Lopes Lino de Sousa (2016). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada, realizada no Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz. CIEP – Universidade de Évora.

Ferreira, Andreia Sofia Carvalho (2016). A didatização da canção e a competência sociocultural no ensino-aprendizagem da língua estrangeira. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Ferreira, Nuno Filipe Alves (2016). O uso das preposições no «complemento de régimen preposicional» por parte dos aprendentes portugueses de espanhol língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Ferreira, Jorge Pedro da Silva Patrício (2016). O ensino da escrita em português língua materna e espanhol língua estrangeira: Os novos desafios da sociedade em rede. FAL – Universidade da Beira Interior.

Flora, Marina Sofia Correia (2016). A publicidade como recurso para o ensino-aprendizagem da competência sociocultural : proposta didática para uma turma de 10º ano de iniciação (A1/A2). FLUL – Universidade de Lisboa.

Frias, Maria de Lurdes Batista dos Anjos Coutinho (2016). O uso do lúdico nas aulas de línguas em diferentes idades e sistemas de ensino. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Ganhão, Sónia Margarida Gonçalves Beja Nunes (2016). A interação e a comunicação no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Garcia, Hugo Boleixa (2016). O uso dos quadros interativos multimédia e o desenvolvimento das competências de oralidade no ensino de inglês e espanhol. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Garcia, Jorge Miguel de Jesus (2016). A dimensão Intercultural no ensino das línguas (língua materna e línguas estrangeiras): porquê, para quê, e como formar falantes interculturais? FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Gomes, Cristiana Isabel Branco (2016). Os estilos de aprendizagem: proposta didática para a aula de ELE. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Gonçalves, Carla Sofia Teixeira dos Santos (2016). Expressão oral no ensino de espanhol e português: línguas estrangeiras: análise de manuais. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Grilo, Dalila dos Santos André (2016). Oficina de Leitura: a formação leitora na aula de ELE. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Janeiro, Cátia (2016). Uma abordagem da interação oral nas disciplinas de Português e Espanhol: processos e práticas de compreensão e expressão do oral. FLUC – Universidade de Coimbra.

Jorge, Anabela Violante Miguel Alves (2016). El desarrollo de la interacción oral en la clase de E/LE (A2.1). FLUL – Universidade de Lisboa.

Lancha, Mónica Isabel da Cruz Oliveira (2016). As inteligências múltiplas aplicadas às aulas de línguas. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Leão, Maria Catarina Coelho (2016). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada relativo ao ano letivo 2015/2016, na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel, Estremoz. CIEP – Universidade de Évora.

Lobo, Patrícia Alves de Carvalho (2016). A literatura chicana no ensino do Inglês e do Espanhol como língua estrangeira: novas perspectivas para uma abordagem sociocultural. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Lopes, Maria Madalena Messias Nunes (2016). Descobrir a literatura: Dom Quixote em aulas de espanhol, língua estrangeira e português, língua materna. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Lucas, Luís Eduardo Norte (2016). O microconto na aula de língua estrangeira e o papel criativo do leitor. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Machado, Lília Cristina Honório (2016). Preposiciones. Análisis de errores en el uso de las preposiciones españolas por hablantes portugueses. FLUL – Universidade de Lisboa. 

Madeira, Maria João Estevens Calisto (2016). Relatório no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Magalhães, Lília Maria Guedes (2016). A presença de nativos, nas aulas de ELE, como elemento favorecedor de uma abordagem intercultural dos conteúdos – práticas facilitadoras da aprendizagem. FLUP – Universidade do Porto.

Marques, Cláudia Sofia Fernandes (2016). Estudo de disponibilidade lexical e ortografia em alunos portugueses de ELE. Propostas didáticas para desenvolvimento da competência lexical. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Marques, Maria Isabel Oliveira (2016). A utilização do blogue como recurso educativo no ensino do espanhol língua estrangeira. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Marta, Constança Piloto da (2016). A competência comunicativa: os domínios linguístico e sociocultural. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Martins, Sónia Marlene Pereira (2016). O registo coloquial nas aulas de espanhol. Universidade do Porto.

Mendes, Vânia Sofia de Sousa Sobral (2016). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Miguéns, Emanuela Barata (2016). A leitura: Promoção e transversalidade. FAL – Universidade da Beira Interior.

Moreira, Sandrina (2016). Aprendizagem de uma língua: Herança cultural. FLUP – Universidade do Porto.

Oliveira, Cátia Branca Francisco (2016). O lúdico no ensino-aprendizagem da língua estrangeira / espanhol. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Peiruza Rocamora, Rosa María (2016). A Banda Desenhada enquanto recurso didático. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Poeiras, Marília Isabel Carvalho (2016). A utilização de diversos meios audiovisuais nas aulas de língua : uma estratégia de motivação. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Preto, Teresina da Anunciação Esteves (2016). O ensino/aprendizagem de lexico espanhol através dos audiovisuais: estudo de caso numa escola de Braga com alunos do 9º ano. FFCS – Universidade Católica Portuguesa.

Prudêncio, Diana Isabel Labreco (2016). A expressão oral em língua estrangeira: estratégias para o seu desenvolvimento. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Queiroga, Maria Bernardete Grilo (2016). A autoavaliação no processo de ensino-aprendizagem. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Ramos, Andreia Patrícia Ferreira Santos (2016). A interferência da Língua Materna na aprendizagem do Inglês e de Espanhol como Línguas Estrangeiras: o feedback positivo e a autocorreção como percursos a seguir na produção escrita. FLUP – Universidade do Porto.

Ribeiro, Margarida Sofia Barros (2016). Actividades de motivación para desarrollar la expresión escrita. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Ribeiro, Susana de Jesus Barros (2016). El Blog – una herramienta para el desarrollo de la competencia escrita en la clase de lenguas. Una perspectiva del aprendizaje cooperativo y colaborativo. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Rocamora, Rosa María Peiruza (2016). A Banda Desenhada enquanto recurso didático. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Rocha, Rossana Carina Teixeira Morgado da (2016). A Publicidade e a Argumentação – Dispositivos Didáticos e Contributos Pedagógicos em Aula. A Força das Palavras no Universo do Português e do Espanhol. FAL – Universidade da Beira Interior.

Rodrigues, Cheila Cristina de Almeida (2016). A importância dos recursos audiovisuais no ensino do Espanhol como língua estrangeira. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Salgueiro, Teresa Maria Ribeiro da Cunha (2016). Hablar a través de la pintura. La coherencia textual: el uso de los conectores en narrativas orales planificadas a partir del arte pictórico de Joaquín Sorolla. FLUL – Universidade de Lisboa.

Sampaio, Ana Isabel Almeida (2016). A interlíngua na conjugação dos verbos irregulares: análise dos erros dos alunos lusófonos no 3º ciclo do Ensino Básico. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Sampaio, Luísa Alexandra Cardoso (2016). As canções em aulas de ELE. FLUP – Universidade do Porto.

Santos, Alexandra Sofia Maia dos (2016). A leitura expressiva como atividade na aula de língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Santos, João Miguel Carneiro dos (2016). Algumas estratégias cognitivas ao serviço do desenvolvimento da competência de aprendizagem. FLUP – Universidade do Porto.

Santos, Jorge Manuel Ferreira (2016). O texto dramático em contexto de aula de língua materna e língua estrangeira: a elaboração de didascálias como proposta de atividade pedagógica. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Santos, Margarida Pereira Fraga Figueiredo Ferreira dos (2016). Diferentes manifestações artísticas e sua possível exploração nas aulas de língua materna e estrangeira. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Santos, Sara Étel Saraiva Vaz dos (2016). Apropriação do perfecto com recurso aos manuais escolares: uma abordagem didática. DEP – Universidade de Aveiro.

Seixas, Patrícia Teresa Martins da Cunha (2016). Identidade e alteridade nos textos literários na aula de LE. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Silva, Eunice Elisabete Gomes da (2016). A articulação das inteligências múltiplas com a metodologia de ensino baseado em tarefas nas aulas de LE – diversificar e enriquecer as experiências de aprendizagem. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Silva, Liliana Pinto da (2016). Os falsos amigos – de heróis a traidores. Algumas propostas didáticas. FLUP – Universidade do Porto.

Silva, Maria Leonor Tavares de Passos e Sousa (2016). Prática didática potenciadora da criatividade na expressão escrita. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Simões, Maria Florbela das Neves (2016). Ritmos e palavras: a música na aula de LE : um percurso de aprendizagem multidisciplinar. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Soares, Sílvia Marlene Pereira Machado (2016). Técnicas de escrita criativa na aula de ELE. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Sousa, Ana Margarida Sousa Moreira de Barros Rosário e Rosário de (2016). Estrategias no Convencionales en el Proceso de Enseñanza Aprendizaje de Portugués y Español. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Teixeira, Joana Patrícia de Lima (2016). Os recursos multimédia como catalisadores da aprendizagem do português e do espanhol na sala de aula. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Teixeira, João Carlos Guerreiro (2016). O contributo da Aprendizagem Cooperativa para o desenvolvimento do domínio curricular da escrita. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Teixeira, Maria de Lurdes Torgo Pinto (2016). A canção como material didático na aprendizagem do léxico em ELE. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Valezim, Andreia Duarte (2016). A Escrita: As boas práticas na aula de Português e de Espanhol. FAL – Universidade da Beira Interior.

Valpaços, Helena Paula Dias (2016). Ler para compreender. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Varela, Ana Luísa Gomes (2016). O ensino e o alargamento do léxico no contexto das aulas de LM (português) e de LE (espanhol): “conquistar” palavras, ganhar comunicação. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Vaz, Ana Rita Nunes (2016). Inteligencias múltiples y aprendizaje cooperativo. En las clases de lengua materna y de lengua extranjera. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Vaz, Lúcia Sofia Frutuoso (2016). Promoção da Leitura: Compreensão e Socialização. FAL – Universidade da Beira Interior.

Vázquez Ruiz, Selene (2016). Géneros orales y enseñanza de E/LE en el contexto escolar portugués. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Vieira, Tiago Rafael Sousa (2016). Estudo sobre a presença da literatura em manuais de ELE. ILCH – Universidade do Minho.

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