Teses e dissertações – ELE/LA


2015

Abreu, Alcina Eduarda Salazar Esteves Machado de (2015). O dicionário ilustrado na aprendizagem de ELE: uma análise de dicionários. ILCH – Universidade do Minho.

Almeida, Tamara Sendin (2015). As variedades linguísticas do espanhol e os desafios ao seu ensino/aprendizagem. DEP – Universidade de Aveiro.

Amaro, Sara Filipa Nobre (2015). Relatório no âmbito da unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada”. CIEP – Universidade de Évora.

Anes, Ana Celeste (2015). A leitura e o humor: processos facilitadores do ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Arce Alcázar, Marina (2015). Programación de un curso de Español para Fines Específicos en un entorno de formación semipresencial. ILCH – Universidade do Minho.

Basto, Isabel Maria de Sousa Geraldes (2015). Los materiales auténticos en las clases de ELE. FLUP – Universidade do Porto.

Bastos, Susana Virgínia Boído (2015). As técnicas dramáticas na aprendizagem de E/LE. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Branco, Olga Maria Teixeira Carvalho (2015). A importância do lúdico para a aquisição do léxico na aprendizagem de uma segunda língua. FLUP – Universidade do Porto.

Branco, Paula Cristina Lourenço (2015). Dimensão intercultural da linguagem não-verbal em contexto de sala de aula: um estudo com uma turma de espanhol. DEP – Universidade de Aveiro.

Cal, Maria Luísa Gonçalves da (2015). Relatório da prática de ensino supervisionada (PES) na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário. CIEP – Universidade de Évora.

Cansado, Luís Manuel Gonçalves (2015). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Capelo, Rosa Isabel Salvado (2015). Os jogos de interação oral para lusófonos na aula de Espanhol Língua Estrangeira. FAL – Universidade da Beira Interior.

Carvalho, Rita Alexandra Rio André C. Rodrigues (2015). A oralidade no processo de ensino-aprendizagem. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Coelho, Maria (2015). Estratégias de Correção Docente da Expressão Oral nas Aulas de E/LE. FLUC – Universidade de Coimbra.

Conceição, Maria Clara de Jesus (2015). O uso da imagem como ferramenta pedagógica no ensino de língua estrangeira nível de iniciação. FLUP – Universidade do Porto.

Correia, Maria Odília Ramos dos Prazeres (2015). Da frase ao texto. Desenvolvimento da competência de escrita na aula de espanhol. Iniciação. FLUL – Universidade de Lisboa.

Costa, Ana Lúcia Pereira (2015). A biblioteca escolar e a aprendizagem do espanhol. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Costa, André João Pinheiro (2015). O ensino do espanhol como língua estrangeira: adequação e comunicação nas práticas de escrita. Universidade da Beira Interior.

Costa, Tânia Patrícia Pires da (2015). A relevância das oficinas de escrita no processo de ensino-aprendizagem de uma língua. FAL – Universidade da Beira Interior.

Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da (2015). O lugar da hispanoamérica no processo de ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira no ensino secundário português. DEP – Universidade de Aveiro.

Dionísio, Sandra Patrícia Barroso Maricoto (2015). O uso do vídeo como meio de motivação para a compreensão oral. FAL – Universidade da Beira Interior.

Espada, Sílvia (2015). O jogo e a gramática de E/LE numa visão integradora. FLUC – Universidade de Coimbra.

Espinha, Ângela (2015). A utilização da publicidade em aula de Espanhol como Língua Estrangeira. FLUC – Universidade de Coimbra.

Espinheira, Isaura Gomes (2015). A importância do manual no âmbito das atividades comunicativas. FLUP – Universidade do Porto.

Faria, Susana Raquel Correia (2015). O uso das Curtas-metragens para Promover o Debate na Sala de Aula. FLUP – Universidade do Porto.

Farias, Sara Marguerita Gomes Rocha Inácio (2015). O Jogo: Estratégia de Ensino e de Aprendizagem em Português e Espanhol. FAL – Universidade da Beira Interior.

Fazendeiro, Ana Rita Patrício (2015). A escrita criativa em Português e em Espanhol. FAL – Universidade da Beira Interior.

Fernandes, Paula Cristina da Silva (2015). As estratégias de comunicação na aula de ELE. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Ferreira, Carla Isabel Vieira (2015). O ensino de línguas baseado em tarefas: proposta de uma unidade didática a partir da utilização de meios audiovisuais nas aulas de língua espanhola. FFCS – Universidade Católica Portuguesa.

Ferreira, Sílvia de Oliveira (2015). A leitura: a importância do(s) texto(s). FAL – Universidade da Beira Interior.

Fonseca, Cláudia Marisa Pereira da (2015). “¡Ojalá me quieras como soy!” A aula de Espanhol como língua estrangeira na inclusão de alunos com NEE. FAL – Universidade da Beira Interior.

Gil, Filipa Adriana Viegas (2015). Revisitando os contos tradicionais : uma experiência de escrita colaborativa com alunos portugueses de E/LE (nível B1/B2). FLUL – Universidade de Lisboa

Gil, Manuela Sofia da Silva (2015). A transferência linguística na aquisição de espanhol língua estrangeira nível A1 por falantes portugueses. FLUP – Universidade do Porto.

Gomes, Luísa de Fátima Patinho (2015). Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2013/2014 na Escola Básica de 2º e 3º ciclos com Secundário Cunha Rivara de Arraiolos. CIEP – Universidade de Évora.

Gonçalves, Alexandra Reis Martins de Vaz (2015). O uso do blogue como ferramenta pedagógica para a promoção da escrita nas aulas de língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Inácio, Graciete Evaristo (2015). O desenvolvimento da compreensão audiovisual na aula de E/LE (nível A1). FLUL – Universidade de Lisboa.

Leal, Marta Daniela Neto (2015). Alunos reflexivos: uma meta educativa. Uma proposta de atividade de autoavaliação e reflexão no âmbito do ensino do Português (LM) e do Espanhol (LE). FLUP – Universidade do Porto.

Lopes, Alícia (2015). Um olhar e uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem das línguas: contributo para uma aprendizagem significativa do português e do espanhol. FCHS – Universidade do Algarve.

Lopes, Sílvia Alexandra Lourenço (2015). A interferência do infinitivo flexionado na aprendizagem de E/LE por parte de alunos portugueses: uma proposta didática para o nível A2. FLUL – Universidade de Lisboa.

Magalhães, Pedro Miguel Moura de (2015). Uso do PowerPoint na aula de ELE. FLUP – Universidade do Porto.

Magalhães, Pedro Miguel dos Santos Almeida Pinto (2015). Motivação e Gramática na aula de Espanhol Língua Estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Manteigueiro, Joana Barata (2015). A Formação do Leitor Literário e a Importância das Estruturas Culturais. FAL – Universidade da Beira Interior.

Marcos, Miguel Ângelo Carvalho (2015). A literatura fantástica no 3º Ciclo. FAL – Universidade da Beira Interior.

Marques, Cláudia Saúde (2015). O processo de ensino-aprendizagem do português (LM) e do espanhor (LE): metodologia e prática. FCHS – Universidade do Algarve.

Marques, Eva Gil Pereira Aragonez (2015). Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano letivo 2014/2015 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz. CIEP – Universidade de Évora.

Martín-Peñasco Hurtado, María Rosa (2015). La importancia de la figura del profesor y del manejo de los factores afectivos y grupales en la clase de ELE para el aumento de la participación en actividades de producción oral. ILCH – Universidade do Minho.

Martins, Carla Nádia da Silva (2015). A imagem no âmbito de E/LE: uma proposta para análise de manuais. ILCH – Universidade do Minho.

Martins, Lúcia Susana Loureiro Lourenço (2015). A imagem como suporte didático no processo ensino/aprendizagem. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Martins, Maria de Lurdes Henriques (2015). A utilização das TIC em contexto de ensino – aprendizagem: potencialidades da Internet na promoção da expressão escrita. ILCH – Universidade do Minho.

Mendes, Helena Isabel Calado (2015). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Mendes, Sofia Mestre (2015). Conceções e práticas subjacentes ao ensino-aprendizagem do espanhol (LE) e do português (LM). FCHS – Universidade do Algarve.

Miguel, Charlaine Almeida (2015). A Leitura: desenvolvimento das estruturas do leitor em Espanhol Língua Estrangeira. FAL – Universidade da Beira Interior.

Monginho, Susana de Sousa Viegas Fialho (2015). Relatório da prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Monteiro, Cecília Maria da Silva (2015). A expressão artística como motivação para o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira: estratégias para ensinar Espanhol a estudantes da área de Belas Artes. FLUP – Universidade do Porto.

Monteiro, Nádia Filipa Pereira (2015). Pedagogia da Escrita: a revisão entre pares no ensino-aprendizagem do Português e do Espanhol LE/2. FLUP – Universidade do Porto.

Monteiro, Olinda Maria dos Santos (2015). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Morais, Ana Filipa Silva (2015). Análise do erro na produção escrita de alunos de Espanhol do 3º Ciclo do Ensino Básico (Nível A2): das causas à remediação. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Morais, Sandrina Antunes (2015). Os heterogenéricos e os artigos: interferências decorrentes das afinidades entre o português e o espanhol. FLUP – Universidade do Porto.

Moreira, Marta Filipa Ferreira (2015). Estratégias de motivação para a leitura em contexto de sala de aula. FLUP – Universidade do Porto.

Moreira, Tiago Emanuel Vasconcelos (2015). A importância e o interesse do uso dos sinais de pontuação no ensino/aprendizagem de espanhol língua estrangeira. DEP – Universidade de Aveiro.

Nardelli, Marina Cestari (2015). Omissão de pronomes clíticos em crianças bilingues português europeu e espanhol ibérico. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Neto, Luís Nuno Rosmaninho (2015). Aptidão Argumentativa (oral e escrita) nas aulas de Português e de Espanhol. FLUP – Universidade do Porto.

Oliveira, Cátia Branca Francisco (2015). O lúdico no ensino-aprendizagem da língua estrangeira / espanhol. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Oliveira, Marta Alexandra da Silva (2015). Estratégias para motivar alunos de uma escola TEIP nas aulas de Língua Materna e de Língua Estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Paredes, Ângela Maria Fernandes de Azevedo (2015). A compreensão auditiva na aula de ELE com recurso ao vídeo. FFCS – Universidade Católica Portuguesa.

Peça, Cláudia (2015). O género textual notícia ao serviço da expressão escrita na aula de ELE. FLUC – Universidade de Coimbra.

Paralta, Samanta Botelho (2015). Perspetivas interdisciplinares na planificação didática de Línguas e Culturas Estrangeiras. ESE – Instituto Politécnico do Porto.

Pereira, Clara César (2015). A comunicação não verbal no processo de ensino/aprendizagem de ELE. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Pereira, Filipa Alexandra Pinto (2015). O Desenvolvimento da Compreensão Leitora nas Aulas de Português (Língua Materna) e de Espanhol (Língua Estrangeira). FAL – Universidade da Beira Interior.

Pereira, Lúcia Ramos dos Anjos (2015). Estratégias de Aprendizagem no ensino da Gramática. FLUP – Universidade do Porto.

Pereira, Maria José Garcia Henriques (2015). El léxico especializado para el desarrollo de la expresión escrita. Universidade de Lisboa – FLUL.

Pinto, Ana Isabel Alves Torres (2015). A imagem nas aulas de língua: potencialidades didáticas e possibilidades de aplicação. FLUP – Universidade do Porto.

Pinto, Alexandra Amélia Martins (2015). O ensino da pronúncia em aula ELE. FLUP – Universidade do Porto.

Pinto, Maria de Fátima Madureira (2015). O desenho humorístico como recurso didáctico nas aulas de ELE. FLUP – Universidade do Porto.

Pires, Marisa Isabel Fernandes (2015). Correlação leitura/interpretação (3º ciclo do Ensino Básico). FLUP – Universidade do Porto.

Pires, Sandrina (2015). Da técnica teatral à estratégia de motivação: a dramatização na aula de Espanhol como Língua Estrangeira. FLUC – Universidade de Coimbra.

Queirós, Clarisse Fátima Vieira de (2015). “Saber escrever, saber falar”: a escrita criativa nas aulas de espanhol. ILCH – Universidade do Minho.

Queiroz, Ana Alexandra Rocha Pereira Rodrigues (2015). A utilização do Laboratório Gramatical nas aulas de Português como Língua Materna e de Espanhol como Língua Estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Reis, Sofia Alexandra Balseiro (2015). Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano letivo 2014/2015 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz. CIEP – Universidade de Évora.

Resende, Sónia Cristina de Almeida (2015). El texto autobiográfico para desarrollo de la expresión escrita en las clases de ELE. Universidade de Lisboa – FLUL.

Ribeiro, Mara Sofia Rodrigues (2015). As estratégias da compreensão leitora no ensino do português e do espanhol: contributos teórico-práticos. FLUP – Universidade do Porto.

Ricardo, Maria da Graça (2015). A aquisição de vocabulário por intermédio das imagens. FLUP – Universidade do Porto.

Rocha, Andreia Raquel dos Santos (2015). As curtas-metragens como recurso pedagógico e como produto das aprendizagens nas aulas de ELE. FLUP – Universidade do Porto.

Rodrigues, Ana Isabel Ribeiro (2015). O uso da canção para o ensino/aprendizagem da gramática. FAL – Universidade da Beira Interior.

Rodrigues, Florbela Lages Antunes (2015). Língua e Cultura: sinergias indissociáveis no ensino-aprendizagem das línguas. FAL – Universidade da Beira Interior.

Rodrigues, Lara Mónica Antunes Ribeiro (2015). Os jogos como método de aprendizagem de vocabulário nas aulas de espanhol como língua estrangeira: ELE. FFCS – Universidade Católica Portuguesa.

Roque, Marta (2015). Estratégias para a compreensão da leitura nas aulas de inglês e de espanhol. FLUC – Universidade de Coimbra.

Santiago, Sancha Romana Marinheiro (2015). O desenvolvimento da produção oral na aula de espanhol língua estrangeira numa perspectiva comunicativo-funcional. DEP – Universidade de Aveiro.

Santos, Catarina Isabel Conceição dos (2015). A importância da leitura para o ensino-aprendizagem do espanhol língua estrangeira. FAL – Universidade da Beira Interior.

Santos, Celina Martins (2015). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Santos, Joana Inês Pimpista dos (2015). A expressão dramática e o teatro contemporâneo como ferramentas educativas nas aulas de Português e Espanhol. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Santos, Sónia Cristina Madeira dos (2015). O paradigma comunicativo e a presença da metodologia por projeto/tarefa no ensino-aprendizagem do português e do espanhol. FCHS – Universidade do Algarve.

Silva, Ana Sofia Mendes da (2015). A oralidade na sala de aula: estratégias e atividades para o seu ensino em LM e LE. FLUP – Universidade do Porto.

Silva, Daniela Martins dos Santos (2015). Análise de erros na expressão escrita na aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira. FAL – Universidade da Beira Interior.

Silva, Frederico Torcato Fernandes da (2015). A aquisição do léxico na aula de ELE a partir do enfoque comunicativo. ILCH – Universidade do Minho.

Silva, Patrícia Isabel Antunes Afonso Baptista da (2015). Os conteúdos socioculturais nas aulas de ELE: as imagens, como elementos socioculturais nos manuais ELE para lusófonos. FAL – Universidade da Beira Interior.

Silva, Tânia Isabel Gomes Ferreira da (2015). A Interação oral em contexto real e artificial na aula de ELE. FLUP – Universidade do Porto.

Simões, Elisabete de Jesus Carrasqueira (2015). Música: a linguagem intercultural na aprendizagem de ELE. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Simões, Sandra Margarida Marques (2015). El arte de la expresión oral: sobre el aporte del teatro en el desarrollo en la clase de la oralidad en la clase de ELE. FLUL – Universidade de Lisboa.

Tavares, Susana Paula Pereira (2015). A disciplina de espanhol como espaço de aberturas às línguas de Espanha. DEP – Universidade de Aveiro.

Teixeira, Elisabete Maria Ferreira (2015). A autoavaliação como um instrumento para o desenvolvimento da autonomia do aluno. FLUP – Universidade do Porto.

Torradas, Marisa Alexandra da Mata (2015). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Ulisses, Carla Conceição Teixeira (2015). Desenvolver a Competência Intercultural através do Uso de Imagens. FLUP – Universidade do Porto.

Vieira, Luciana Alexandra Pires (2015). O contributo de materiais autênticos para o ensino da competência sociocultural nas aulas de espanhol língua estrangeira. Universidade de Aveiro – DEP.

Vieira, Olga Elisabete Caldas (2015). O cinema como recurso didático no ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. Universidade de Aveiro – DEP.


2014

Adrião, Márcio Tiago Lourenço (2014). A pronúncia na aula de ELE: estudo de um caso. FAL – Universidade da Beira Interior.

Afonso, Susana Cristina Pereira Augusto (2014). A relevância da Literatura nos manuais escolares utilizados durante a prática pedagógica. FAL – Universidade da Beira Interior.

Alegrete, Cláudia Grangeia (2014). O Debate na Sala de Aula de Língua Estrangeira: Alguns Contributos. FLUP – Universidade do Porto.

Almeida, Adelaide da Conceição da Silva (2014). A Publicidade Audiovisual como Recurso Didático Sociocultural para o Ensino de ELE: Propostas de Atividades. FAL – Universidade da Beira Interior.

Almeida, Ana Maria de Loureiro (2014). O ensino-aprendizagem do léxico na aula de ELE com recurso ao vídeo. FLUC – Universidade de Coimbra.

Almeida, Estela Maria Cerqueira Silva de (2014). A Banda Desenhada como recurso facilitador do processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita em Língua Estrangeira. ILCH – Universidade do Minho.

Almeida, Mariana Lopes de (2014). A planificação do texto argumentativo nas aulas de Português e a planificação textual nas aulas de Espanhol LE. FLUC – Universidade de Coimbra.

Alpalhão, Maria Amélia Cartaxo (2014). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Alves, Andreia Catarina Arantes (2014). Representações de alunos sobre a aprendizagem do espanhol em Portugal. DEP – Universidade de Aveiro.

Alves, Susana Catarina de Sousa (2014). O teatro como recurso didático nas aulas de língua. FLUP – Universidade do Porto.

Anes, Sofia Alexandra Figueira Branco de (2014). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Antunes, Fernanda Gonçalves (2014). Como pode a planificação facilitar e melhorar o processo de escrita? Uma proposta prática para o ensino de Espanhol como língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Assunção, Liana Sofia de (2014). Uma abordagem à cortesia verbal no ensino-aprendizagem de ELE. DEP – Universidade de Aveiro.

Assunção, Sílvia Maria Fonseca de (2014). Os materiais autênticos no processo de ensino-aprendizagem da oralidade das línguas portuguesa e espanhola. FAL – Universidade da Beira Interior.

Barbosa, Cláudia Manuela dos Santos (2014). Estratégias a usar no combate ao erro no uso dos artigos definidos e indefinidos e dos determinantes possessivos do espanhol por alunos portugueses. FLUP – Universidade do Porto.

Barroqueiro, Maria Ângela da Costa (2014). Jogar e recriar para quê? Uma abordagem à funcionalidade do jogo e outras atividades lúdicas nas aulas de ELE. FLUP – Universidade do Porto.

Bicho, Angelina da Conceição Carvalho (2014). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Borges, Ana Margarida de Almeida (2014). A integração curricular da intercompreensão numa turma de ELE. DEP – Universidade de Aveiro.

Brites, Ana Raquel Croca (2014). Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano letivo de 2011/2012 na Escola Secundária André de Gouveia em Évora. CIEP – Universidade de Évora.

Brito, Inês Coimbra (2014). O erro como ferramenta pedagógico-didática no ensino de línguas. FLUP – Universidade do Porto.

Cadilhe, Lúcia Marisa Postiga (2014). Contributo para o estudo das repercussões da escrita colaborativa na qualidade da produção textual dos alunos de língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Cameirão, Alfredo José Garcia (2014). O e_portefólio na aprendizagem de uma LE: estudo e análise interpretativa de um e_portefólio individual de aprendizagens na disciplina de Espanhol: alunos de uma turma CEF numa escola TEIP. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Caravana, Sandra do Rosário Fonseca (2014). “iM’expreso!”: a teoria das inteligências múltiplas no desenvolvimento da expressão oral na aula de E – LE. ILCH – Universidade do Minho.

Cariano, Sílvia Cristina Sampaio de Oliveira (2014). O Ensino do Português e do Espanhol como Línguas Estrangeiras: Análise de Contextos de Aprendizagem e Criação de Materiais Didáticos. FAL – Universidade da Beira Interior.

Carvalho, Maria Leonor Santos de (2014). O uso da imagem no ensino de ELE : uma proposta didática para alunos portugueses de nível A1. FLUL – Universidade de Lisboa.

Chenoll Mora, Antonio (2014). La adquisión de lenguas extranjeras mediante materiales multimedia y enseñanza online. Un enfoque constrastivo y didáctico. Universidade do Porto.

Cruz, Liliana Marisa Dias da (2014). A consciência intercultural do lusofalante no ensino de ELE. FAL – Universidade da Beira Interior.

Cuco, Sandra Cristina Espiguinha (2014). Alimentação e gastronomia: tema de interesse para desenvolver as competências léxico-semântica e intercultural, no ensino de ELE. DEP – Universidade de Aveiro.

Cunha, Leticia Ana Rodrigues da (2014). O lúdico na aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. FAL – Universidade da Beira Interior.

Cunha, Lídia Pires da Silva (2014). Criatividade, escrita colaborativa e motivação na competência escrita de Língua Estrangeira. ILCH – Universidade do Minho.

Cunha, Maria Elisabete Fernandes da (2014). O trabalho de grupo: uma técnica por excelência ao serviço da competência comunicativa e do desenvolvimento de competências sociais. FLUP – Universidade do Porto.

Domingues, Mara Lisa Minhava (2014). O texto não literário como fomento da oralidade na aula de espanhol como língua estrangeira. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Duarte, Ana Rita Martins Ferreira (2014). A literatura infantojuvenil na aula de Espanhol. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Fernandes, Carla Sofia Nunes (2014). Os meios de comunicação no desenvolvimento da escrita cooperativa na aula de Espanhol – Língua Estrangeira. ILCH – Universidade do Minho.

Fernandes, Cristiana Maria Barreira (2014). A interação oral no desenvolvimento da competência comunicativa do espanhol como língua estrangeira. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Ferreira, Anabela Martins (2014). Atividades de inclusão para alunos cegos e com baixa visão em aulas regulares de língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Ferreira, Fernanda Margarida Martins (2014). Espanhol língua estrangeira em intercompreensão : uma proposta de integração curricular. DEP – Universidade de Aveiro.

Ferreira, Paula Elisabete Rosa (2014). Os jogos educativos na aula de ELE para desenvolver a expressão oral. FLUP – Universidade do Porto.

Ferreira, Rita Virginia Abreu (2014). Repercussão dos diferentes modelos de input no output escrito de ELE e ILE. FLUP – Universidade do Porto.

Figueiredo, Carla Susana Marques da Silva (2014). A construção de pontes para um entendimento real: uma experiência em contexto espanhol língua estrangeira. DEP – Universidade de Aveiro.

Frango, Florência Robalo Basílio (2014). O diário de aprendizagem na aula de ELE – Espanhol Língua Estrangeira II: um estudo exploratório. ESECB – Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Freixial, Paula Cristina Galante (2014). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Gomes, Margarida Alexandra dos Santos Oliveira de Nóbrega (2014). As atividades lúdicas/os jogos didáticos como estratégia de aprendizagem no ensino de espanhol como língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Gonçalves, Isabel Maria Afonso (2014). Aplicação da teoria das inteligências múltiplas na aula de espanhol língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Gonçalves, Jorge Miguel Tomé (2014). A utilização da literatura no ensino-aprendizagem da língua estrangeira: espanhol. DEP – Universidade de Aveiro.

Jacinto, Maria da Conceição Lourenço Martins (2014). O projeto eTwinning e a motivação dos alunos: o impacto da sua implementação nas aulas de Português Língua Materna e de Espanhol Língua Estrangeira. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Leitão, Dinis Dias Rebelo (2014). O papel do professor nas aulas de LM e LE segundo o enfoque por tarefas. FLUP – Universidade do Porto.

Lopes, João Pedro Ferreira (2014). O papel do bilinguismo no processo de difusão das línguas. DEP – Universidade de Aveiro.

Machado, Susana Maria Pinto (2014). O papel didático dos media no ensino de Espanhol como língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Madeira, Celina da Conceição de Almeida (2014). O vídeo no ensino do Espanhol Língua Estrangeira (ELE) como recurso para o desenvolvimento da compreensão oral. FAL – Universidade da Beira Interior.

Magalhães, Joana Patrícia Mendes (2014). Estratégias e atividades: contributos para a aprendizagem lexical em língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Malta, Marta Susana Dias (2014). Prática de ensino supervisionada na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário. CIEP – Universidade de Évora.

Martins, Elisabete Cláudia Neves (2014). O Desenvolvimento da competência comunicativa na aula de LM e de LE: o caso do português e do castelhano nos Ensinos Básico e Secundário. FAL – Universidade da Beira Interior.

Martins, Igor Gonçalo Santos Cruz Arrais (2014). Relatório científico da prática pedagógica supervisionada. FCHS – Universidade do Algarve.

Mendez, Mailing del Valle Rocdil (2014). Actividades para Consolidar el Léxico a través de Trabajos en Parejas o en Grupo. FLUC – Universidade de Coimbra.

Menezes, Mafalda Sofia Amaral de (2014). Macropropostas para a exploração de conteúdos socioculturais na aula de Espanhol como Língua Estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Mendes, Laura Manuela Domingues (2014). El wiki: espacio de comunicación y aprendizaje en ELE. ILCH – Universidade do Minho.

Mesquita, Mónica Carla Mota (2014). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Monteiro, Maria Luísa Ribeiro de Carvalho e Sá (2014). Educação diferenciada por sexo na aprendizagem de línguas estrangeiras. FLUP – Universidade do Porto.

Moreda Leirado, María Luísa (2014). La pragmática en la interlengua de portugueses aprendices de español en niveles iniciales. ILCH – Universidade do Minho.

Moreira, Pedro Manuel Ramos (2014). Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia. CIEP – Universidade de Évora.

Moreira, Soraia Naves Martins (2014). Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia. CIEP – Universidade de Évora.

Moura, Mónica Ferreira de (2014). O diário do aluno como estratégia de ensino e aprendizagem. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Neves, Maria Odete das (2014). Influência da Língua Portuguesa (LM) na Aquisição e Aprendizagem da Língua Castelhana (LE). FAL – Universidade da Beira Interior.

Nogueira, Paula Alexandra Matos (2014). A webquest no desenvolvimento da competência intercultural. DEP – Universidade de Aveiro.

Oliveira, Ana Paula da Silva Cubal da Cunha de (2014). Materiales audiovisuales en la red. ILCH – Universidade do Minho.

Oliveira, Cecília Maria dos Santos de (2014). O anúncio publicitário: proposta didática para o desenvolvimento da expressão escrita em aula de espanhol língua estrangeira. Universidade de Trás-os-Montes.

Oliveira, Pedro Miguel Pimenta Ferreira de (2014). Os marcadores do discurso e a didática da oralidade no ensino do espanhol como língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Oliveira, Sónia da Conceição Barradas (2014). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Oliveira, Sónia Patrícia da Silva (2014). A competência intercultural no manual de LE de inglês e de espanhol. DEP – Universidade de Aveiro.

Oliveira, Susana Maria Ribeiro de (2014). Comunicação não-verbal – Estratégia de ensino da língua estrangeira – espanhol. FLUP – Universidade do Porto.

Oliveira, Tânia Francisco de (2014). Propostas para uma aprendizagem autêntica/significativa da LE/E. FLUP – Universidade do Porto.

Pais, Ana Rita Ferreira (2014). O texto coletivo em aula de Português e Língua Estrangeira (Espanhol). FLUP – Universidade do Porto.

Paiva, Geraldo Almeida (2014). O uso de uma wiki na escrita colaborativa em Espanhol Lingua Estrangeira: um estudo no 3º CEB. DEP – Universidade de Aveiro.

Parreira, Rui Sérgio Grácio (2014). A interação na expressão escrita nas aulas de ELE. FLUC – Universidade de Coimbra.

Pica, Carla Elisa Bergano Gomes (2014). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Pinho, Maria Raquel Vilas Boas e (2014). Argentina: uma janela para a aquisição da competência cultural, sociocultural e intercultural. FLUP – Universidade do Porto.

Pinto, Lurdes Marques dos Santos (2014). Influência da Língua Materna (Português) na Aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira. FAL – Universidade da Beira Interior.

Priegue Patiño, Jacobo (2014). La formación del profesorado en el marco de la pedagogía para la autonomía : la observación de clases. ILCH – Universidade do Minho.

Rafael, Teresa Maria de Oliveira (2014). O filme como recurso didático na aula de espanhol como língua estrangeira. Universidade de Lisboa – FLUL.

Ralha, Sara Alexandra Martins Ventura Gonçalves (2014). Rumo à Competência Linguística – A Pedagogia das Tarefas como aliada no ensino da gramática. FLUP – Universidade do Porto.

Ramos, Ana Rita Anão Aurélio (2014). Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia. CIEP – Universidade de Évora.

Ribeiro, Elisabeth Cristina Perestrelo Cabral (2014). Planificação de um curso e produção de material didático com fins específicos: O Espanhol no domínio da jardinagem e espaços verdes. FLUP – Universidade do Porto.

Ribeiro, Sónia Cristina Ramalho de Almeida (2014). Relatório no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Rocha, Catarina Isabel Silva da (2014). A afetividade e as imagens mentais na aprendizagem do Espanhol. FLUP – Universidade do Porto.

Romão, Ana Mécia T. (2014). A música como suporte de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (espanhol e inglês). DEP – Universidade de Aveiro.

Santos, Ana Margarida (2014). A produção oral na aula de LE: atividades de motivação. FLUC – Universidade de Coimbra.

Santos, Maria José Sequera da Silva (2014). (Re)conhecimento do espanhol: representações de alunos. DEP – Universidade de Aveiro.

Santos, Pedro Couto Páscoa dos (2014). Aprender a debater: o debate como atividade de interação e de participação democrática. ILCH – Universidade do Minho.

Silva, Carla Maria Filipe da (2014). Relatório da prática de ensino supervisionada na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário realizado na Escola Secundária André de Gouveia. CIEP – Universidade de Évora.

Silva, Cláudia Ferreira Santos (2014). Educar para comunicar e comunicar-se. FLUP – Universidade do Porto.

Silva, Elisabete Alves da (2014). As unidades fraseológicas: uma abordagem didática. FLUP – Universidade do Porto.

Silva, Gonçalo Daniel da (2014). A importância da competência sociocultural na aprendizagem do Português e do Espanhol. FAL – Universidade da Beira Interior.

Silva, Liliana Filipa Mendes da (2014). A incorporação do conto popular na aula de ELE. FLUP – Universidade do Porto.

Silva, Paulo Rui Martins da (2014). El uso del vídeo digital en la enseñanza del Español con fines específicos. ILCH – Universidade do Minho.

Silva, Teresa Filomena Branco da (2014). A simulação como estratégia de motivação na aprendizagem de uma língua estrangeira. FLUC – Universidade de Coimbra.

Simão, Regina Maria Cunha (2014). A competência comunicativa na sala de aula de ELE: os materiais audiovisuais como potenciadores da oralidade. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Soeiro, Lúcia de Fátima (2014). As unidades fraseológicas no ensino do espanhol a alunos lusófonos. FAL – Universidade da Beira Interior.

Sousa, Célia Maria Alves de (2014). Trabalho cooperativo – (variedade de) dinâmicas de grupo na aula de ELE. FLUP – Universidade do Porto.

Sousa, Sara Andreia Barbosa de (2014). A aquisição de vocabulário para o desenvolvimento de competências comunicativas na aula de Língua Estrangeira. ILCH – Universidade do Minho.

Tavares, Ana Cristina Bernardes (2014). A gramática no ensino do espanhol como língua estrangeira a alunos portugueses : uma proposta para o nível A2 (QECR). FLUL – Universidade de Lisboa.

Teixeira, Maria Virginia Fidalgo Moreno (2014). A poesia: Mais que um recurso, um novo desafio no Ensino-Aprendizagem de Espanhol Língua Estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Veiga, Cristina Maria do Fundo (2014). A importância da inserção das expressões idiomáticas no ensino do espanhol como língua estrangeira: propostas de atividades. FLUP – Universidade do Porto.

Xavier, Daniela Ferreira (2014). A importância dos materiais autênticos para as atividades de interação oral. FLUP – Universidade do Porto.

Pages: 1 2 3 4 5 6

Translate »