O Boletim da APPELE tem uma periodicidade semestral. Nasceu com o propósito de incluir, para além das informações mais recentes e relevantes da nossa atividade associativa, outras secções de pendor divulgativo: umas mais especializadas, dedicadas à difusão de propostas didáticas e trabalhos teóricos na área de ELE e do hispanismo; mas também secções mais generalistas, com reflexões, recensões e notícias sobre fenómenos e produtos culturais hispânicos. Desde já convidamos todos os professores, mestrandos e doutorandos da área para enviar as suas propostas, em português ou em espanhol, e ver os seus trabalhos publicados e partilhados entre colegas e demais leitores.
O prazo limite para submeter textos para o próximo número é 30 de setembro. Deverão enviar os textos para boletim.appele@gmail.com de acordo com as instruções que encontrarão aqui.
ÍNDICE
- Editorial
- Agenda
- Entrevista a Gregorio Sabater Navarro
- Fitas, música e livros – «Adam Smith na sala de aula de Espanhol Língua Estrangeira (ELE) », Hugo Rocha
- Artigo – «¡Es el acento, idiota!», Francisco J. Fidalgo Enríquez
- Artigo – «Y tú, erre que erre», Maria Cristina Simões dos Santos
- Radar – «Cine y perspectiva de género como herramientas de transformación social en la didáctica del español como lengua extranjera», Natalia Contreras-de la Llave
- Ligações úteis
- Ficha técnica
ÍNDICE
- Editorial
- Agenda
- Entrevista a Gabriel Magalhães
- Recensão – Un Amor, de Sara Mesa, Cláudia Soares
- Recensão – España comparada. Literatura, lengua y política en la cultura contemporánea. Christian Claesson (coord.), Carlos Pazos-Justo
- Artigo – Los documentos de orientación curricular de la asignatura de español en la enseñanza básica portuguesa: una mirada al pasado (y al presente), Rogelio Ponce de León Romeo
- Artigo – Espanha: pele de touro ou nação de nações?, Hugo Rocha e J. León Acosta
- Radar – Desenvolvimento do Pensamento Crítico e Criativo nas aulas de Português Língua Materna e de Espanhol Língua Estrangeira, Riccardo Giovannimaria Virdis
- Ligações úteis
- Ficha técnica
ÍNDICE
- Editorial
- Agenda
- Entrevista a Xaquín Núñez Sabarís
- Fitas, música e livros – Mi niñez y otras canciones, Pilar Nicolás
- Artigo – Cervantes, don Quijote y Sancho, 1605-1615: diez años de aprendizaje, Ana Martínez Pereira
- Artigo – Un análisis sobre la presencia de la lengua española en Portugal, José María Santos Rovira e Celso Miguel Serrano Lucas
- Partilhas – Descubriendo la cultura y la historia contemporánea de Chile a través de “La casa de los espíritus”, de Isabel Allende – Unidad didáctica, Mirta Fernández
- Radar – Poesía y ciudadanía en el aula de ELE, Vera Carvalho
- Ligações úteis
- Ficha técnica
ÍNDICE
- Editorial
- Agenda
- Entrevista a Antonio Sáez Delgado
- Fitas, música e livros – “La lengua de las mariposas”, de Manuel Rivas: história de espíritos extirpados, Hugo Rocha
- Artigo – El capital imagológico del español en Portugal. Una contribución, Carlos Pazos-Justo e Adriana da Costa
- Artigo – La enseñanza de la comunicación no verbal del español en la era digital, Beatriz Méndez Guerrero
- Partilhas – Beneficios de eTwinning en el aula de ELE, María Rubio
- Radar – Noticiarios enlatados: del rescate a la literacía de las imágenes referentes a España en el cine informativo portugués, Olivia Novoa Fernández
- Ligações úteis
- Ficha técnica
ÍNDICE
- Editorial
- Agenda
- Entrevista a Tamara Aller Carrera
- Fitas, música e livros – “Surcos”, un retrato durísimo del Madrid de la posguerra, Hugo Rocha
- Artigo – Orientaciones para el diseño y la creación de materiales digitales e interactivos para la enseñanza-aprendizaje de ELE, Tamara Aller Carrera
- Artigo – Relações linguísticas e didáticas português/espanhol: uma perspetiva diacrónica, Sónia Duarte
- Radar – Cultura española actual: una aproximación desde el feminismo. Aplicación didáctica para la clase de ELE, María Campo Sánchez
- Ligações úteis
- Ficha técnica