Documentos de referência para o ensino da disciplina de Espanhol no sistema educativo pré-universitário.
Lei de Bases do Sistema Educativo.
Martins, Guilherme d’Oliveira (coord.) (2017). Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.
Matrizes curriculares dos ensinos básico e secundário (Decreto-Lei n.º 55/2018).
Currículo nacional (documentação diversa).
Na secção de Recursos do portal da Política Linguística do Conselho da Europa pode encontrar outras obras de referência. Deixamos aqui apenas as mais diretamente relacionadas com as questões curriculares do trabalho docente.
Consejo de Europa (2002). Marco común europeo de referencia para las lenguas: aprendizaje, enseñanza y evaluación. Madrid: MECD-Instituto Cervantes-Grupo Anaya.
Consejo de Europa (2020). Marco común europeo de referencia para las lenguas: aprendizaje, enseñanza y evaluación. Volumen complementario. Estrasburgo: Servicio de publicaciones del Consejo de Europa.
Conselho da Europa (2001). Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino, Avaliação. Lisboa: Edições ASA.
Council of Europe (2001). Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment. Strasbourg: Council of Europe Publishing.
Council of Europe (2020). Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment – Companion Volume. Strasbourg: Council of Europe Publishing.
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Conseil de l’Europe (2016). Guide pour l’élaboration des curriculums et pour la formation des enseignants. Les dimensions linguistiques de toutes les matières scolaires.
APPELE – Acosta, J. León (coord.)
- Ensino Básico – 7.º
- Ensino Básico – 8.º
- Ensino Básico – 9.º
- Ensino Secundário – Iniciação – Formação Geral – 10.º
- Ensino Secundário – Iniciação – Formação Específica – 10.º
- Ensino Secundário – Iniciação – Formação Geral – 11.º
- Ensino Secundário – Iniciação – Formação Específica – 11.º
- Ensino Secundário – Iniciação – Formação Específica – 12.º
- Ensino Secundário – Continuação – Formação Geral – 10.º
- Ensino Secundário – Continuação – Formação Específica – 10.º
- Ensino Secundário – Continuação – Formação Geral – 11.º
- Ensino Secundário – Continuação – Formação Específica – 11.º
- Ens. Secundário – Continuação – Formação Específica – 12.º
- Cursos Profissionais – Iniciação
- Cursos Profissionais – Continuação
Fernández, Sonsoles (coord.)
- (2005) Introdução aos Programas de Espanhol (10.º, 11.º e 12.º Anos de Iniciação e Continuação). Ensino Recorrente de Nível Secundário. Cursos Científico-Humanísticos, Cursos Tecnológicos, Cursos Artísticos Especializados.
- (2005) Programa de Espanhol (10.º e 11.º Anos). Ensino Recorrente de Nível Secundário. Nível de Continuação. Formação Geral. Cursos Científico-Humanísticos, Cursos Tecnológicos, Cursos Artísticos Especializados.
- (2005) Programa de Espanhol (10.º, 11.º e 12.º Anos). Ensino Recorrente de Nível Secundário. Nível de Iniciação. Formação Específica. Cursos Científico-Humanísticos.
Embora não seja um documento curricular de referência para a disciplina de Espanhol, o Plan Curricular del Instituto Cervantes é uma obra de consulta imprescindível para professores de ELE, quer do ponto de vista teórico, quer para a planificação das aulas ou para a orientação sobre os conteúdos a avaliar em cada nível de proficiência. Caso se pretenda fazer o cruzamento com um documento para o português europeu (PE) com um propósito semelhante, também está disponível online o Referencial Camões PLE, do Instituto Camões.
Ortega, Juliana (1997). Programa de Língua Estrangeira. Espanhol. 3.º Ciclo.
Sá Fialho, Marta Sá & Montes Izco, Teresa (2008). Programa de Espanhol. Nível de Iniciação (5.º e 6.º Anos).
Sá Fialho, Marta Sá & Montes Izco, Teresa (2009). Programa de Espanhol. Nível de Continuação (7.º, 8.º e 9.º Anos)
Fernández, Sonsoles
- (2001) Programa de Espanhol. Nível de Iniciação – 10.º Ano. Formação Específica. Cursos Científico-Humanísticos de Línguas e Literaturas, de Ciências Socio-Económicas e de Ciências Sociais e Humanas.
- (2002) Programa de Espanhol. Nível de Iniciação – 11.º Ano. Formação Específica. Cursos Científico-Humanísticos de Línguas e Literaturas, de Ciências Socio-Económicas e de Ciências Sociais e Humanas.
- (2004) Programa de Espanhol. Nível de Iniciação – 12.º Ano. Formação Específica. Cursos Científico-Humanísticos de Línguas e Literaturas, de Ciências Socio-Económicas e de Ciências Sociais e Humanas.
- (2002) Programa de Espanhol. Nível de Continuação – 10.º Ano. Formação Geral. Cursos Científico-Humanísticos de Línguas e Literaturas, de Ciências Socio-Económicas e de Ciências Sociais e Humanas.
- (2002) Programa de Espanhol. Nível de Continuação – 11.º Ano. Formação Geral. Cursos Científico-Humanísticos de Línguas e Literaturas, de Ciências Socio-Económicas e de Ciências Sociais e Humanas.
- (2004) Programa de Espanhol. Nível de Continuação – 12.º Ano. Formação Geral. Cursos Científico-Humanísticos de Línguas e Literaturas, de Ciências Socio-Económicas e de Ciências Sociais e Humanas.
[Portaria n.º 76/2020 de 18 de março: revogação das portarias de criação dos cursos profissionais. Consultar também o Catálogo Nacional de Qualificações.]
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL
Acosta, J. León (coord.)
- (2006). Programa de Espanhol. Nível de Iniciação. Componente de Formação Sociocultural e Científica. Cursos de Educação e Formação. [Adotam-se os seis primeiros módulos do programa dos Cursos de Educação e Formação]
- (2006). Programa de Espanhol. Nível de Continuação. Componente de Formação Sociocultural. Cursos Profissionais de Nível Secundário.
FORMAÇÃO TÉCNICA
Alves, M. Gabriela & Lança, Domingas
Barbosa, Maria Manuela & Soares, Paula
ETAP – Escola Tecnológica, Artística e Profissional do Vale do Minho
Lopes, Umbelina
Manaia, Antonio & Pilirito, Isabel & Raposo, Luciana
Pereira, Piedade Maria E. C. Redondo