Currículo

Documentos de referência para o ensino da disciplina de Espanhol no sistema educativo pré-universitário.

Na secção de Recursos do portal da Política Linguística do Conselho da Europa pode encontrar outras obras de referência. Deixamos aqui apenas as mais diretamente relacionadas com as questões curriculares do trabalho docente.

Consejo de Europa (2002). Marco común europeo de referencia para las lenguas: aprendizaje, enseñanza y evaluación. Madrid: MECD-Instituto Cervantes-Grupo Anaya.

Consejo de Europa (2020). Marco común europeo de referencia para las lenguas: aprendizaje, enseñanza y evaluación. Volumen complementario. Estrasburgo: Servicio de publicaciones del Consejo de Europa.

Conselho da Europa (2001). Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino, Avaliação. Lisboa: Edições ASA.

Council of Europe (2001). Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment. Strasbourg: Council of Europe Publishing.

Council of Europe (2020). Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment – Companion Volume. Strasbourg: Council of Europe Publishing.

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Conseil de l’Europe (2016). Guide pour l’élaboration des curriculums et pour la formation des enseignants. Les dimensions linguistiques de toutes les matières scolaires

— (2016). Guide pour le développement et la mise en oeuvre de curriculums pour une éducation plurilingue et interculturelle.

Embora não seja um documento curricular de referência para a disciplina de Espanhol, o Plan Curricular del Instituto Cervantes é uma obra de consulta imprescindível para professores de ELE, quer do ponto de vista teórico, quer para a planificação das aulas ou para a orientação sobre os conteúdos a avaliar em cada nível de proficiência. Caso se pretenda fazer o cruzamento com um documento para o português europeu (PE) com um propósito semelhante, também está disponível online o Referencial Camões PLE, do Instituto Camões.

[Portaria n.º 76/2020 de 18 de março: revogação das portarias de criação dos cursos profissionais. Consultar também o Catálogo Nacional de Qualificações.]

FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL

Acosta, J. León (coord.)

FORMAÇÃO TÉCNICA

Alves, M. Gabriela & Lança, Domingas

Barbosa, Maria Manuela & Soares, Paula

ETAP – Escola Tecnológica, Artística e Profissional do Vale do Minho

Lopes, Umbelina

Manaia, Antonio & Pilirito, Isabel & Raposo, Luciana

Pereira, Piedade Maria E. C. Redondo

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