Outras publicações

Como afirma Lloret em Porta_ELE – o site que reúne as publicações online especializadas em ELE -, a Biblioteca Virtual foi concebida «como un espacio para alojar materiales variados, fundamentalmente trabajos de fin de máster y tesis de fin de grado y de doctorado, de interés para la formación del profesorado de Español Lengua Extranjera y para la enseñanza/aprendizaje de ELE, cuya envergadura rebasara los límites de la revista redELE. Publica también números especiales que recogen actas de congresos, encuentros y jornadas de español como lengua extranjera». O último número disponível da Biblioteca Virtual é de 2016. Aguardamos com interesse a atualização da página alojada no site do Ministério da Educação e Formação Profissional do Governo de Espanha.

Hispana

Hispana é um diretório e depósito de recursos digitais. Entre as coleções que a Hispana recolhe estão os repositórios institucionais das universidades espanholas e as bibliotecas digitais das comunidades autónomas, que oferecem acesso a coleções crescentes de todo o tipo de materiais (manuscritos, livros impressos, fotografias, mapas…) do património bibliográfico espanhol.

Dialnet

Dialnet é um dos maiores portais bibliográficos do mundo, cuja principal tarefa é dar maior visibilidade à literatura científica hispânica. Centrada principalmente nos campos das Humanidades, Direito e Ciências Sociais, Dialnet é uma ferramenta fundamental para a procura de informação de qualidade.

Biblioteca Digital Hispánica

A Biblioteca Digital Hispánica é a biblioteca digital da Biblioteca Nacional de Espanha. Proporciona acesso livre e gratuito a milhares de documentos digitalizados, incluindo livros impressos entre os séculos XV e XIX, manuscritos, desenhos, gravuras, panfletos, cartazes, fotografias, mapas, atlas, partituras, imprensa histórica e arquivos sonoros.

Biblioteca Nacional de España

A versão online da Biblioteca Nacional de Espanha permite a qualquer utilizador aceder gratuitamente para consultar, ler e descarregar documentos dos últimos 500 anos. Desde a sua secção Hemeroteca Digital até às secções de Museu, Atividades, Catálogo, Coleções e Serviços, esta é uma das mais completas bibliotecas digitais gratuitas.

Ciberoteca

Sob os auspícios da Fundación Bancaja, nasceu este projeto, que dá acesso a mais de 45.000 textos literários, científicos e técnicos, bem como a possibilidade de aceder a centenas de outras bibliotecas virtuais filiadas. A sua imensidão de conteúdos torna-a digna do seu apelido “A maior biblioteca virtual do mundo”. Uma secção muito interessante é a do “Autor do Mês”.

Portal de Archivos Españoles (PARES)

É uma iniciativa do Ministério de Educação, Cultura e Desporto do Governo de Espanha, que se propôs divulgar o extenso património documental histórico espanhol em formato digital. Se quiser consultar qualquer um dos seus documentos e ver as suas imagens digitalizadas, este website é ideal.

Biblioteca Virtual de Prensa Histórica

A Biblioteca Virtual de Prensa Histórica é o resultado de um processo cooperativo de digitalização do Ministério da Cultura, das comunidades autónomas e outras instituições memorialistas para preservar e tornar acessível a imprensa histórica publicada em Espanha.

Biblioteca Virtual del Patrimonio Bibliográfico

A Biblioteca Virtual del Património Bibliográfico é um projeto cooperativo do Ministério da Cultura e das comunidades autónomas da Espanha cujo objetivo é a divulgação, através de fac-símiles digitais, de coleções de manuscritos e livros impressos que fazem parte do Património Histórico Espanhol. Esta iniciativa permite a consulta sem restrições de coleções que, devido às suas características, são de difícil acesso.

  • O Catálogo Colectivo del Património Bibliográfico (CCPB) contém a descrição e localização de livros e outras coleções bibliográficas, depositadas em bibliotecas e instituições públicas ou privadas espanholas, que devido à sua antiguidade, singularidade ou riqueza, fazem parte do Património Bibliográfico Espanhol.

Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes

A Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, a primeira em espanhol, é uma coletânea de obras sobre literatura, história, ciência, etc., de livre acesso. Inclui trabalhos de investigação, catálogos noutras línguas e bibliotecas do mundo.

Red de Bibliotecas del CSIC

Serviço de Informação da Rede de Bibliotecas do Consejo Superior de Investigaciones Científicas.

  • Digital.CSIC é o repositório institucional do Consejo Superior de Investigaciones Científicas, surgida  da assinatura por parte da Presidência do CSIC, em 2006, da Declaração de Berlim sobre o Acesso Aberto ao Conhecimento em Ciência e Humanidades. Desde 2008, o Digital.CSIC organiza, preserva e dá livre acesso aos resultados da actividade da comunidade científica dos centros e institutos do CSIC.

Biblioteca de Literatura Infantil y Juvenil

A Biblioteca de Literatura Infantil y Juvenil oferece um catálogo virtual de obras de autores espanhóis e latino-americanos para crianças e jovens, incluindo uma sonoteca de obras clássicas.

Biblioteca Digital de la Real Academia de la Historia

A Biblioteca Digital de la Academia Real de la Historia promove a criação de repositórios e recursos digitais, de uma forma padronizada, com o objetivo de facilitar o acesso às extensas coleções que compõem o Património Bibliográfico Espanhol. Um dos objetivos fundamentais prosseguidos com este projeto é proporcionar a máxima visibilidade e permitir o acesso mais amplo possível.

Biblioteca Virtual del Ministerio de Defensa

A Biblioteca Virtual del Ministerio de la Defensa é uma coleção digital dos acervos mantidos nos arquivos, bibliotecas e museus do Ministério da Defesa. Esta coleção é constituída por uma vasta gama de documentos como códices, gravuras, gravações de vídeo, fotografias, etc.. São importantes séries documentais e museológicas de grande antiguidade, beleza e interesse temático, cujo conhecimento é essencial para a cultura espanhola. Além disso, esta biblioteca virtual dá acesso ao repositório institucional que contém as publicações oficiais e científicas deste ministério.

Biblioteca Digital del Real Jardín Botánico

A Biblioteca Digital del Jardín Botánico Real (CSIC) é um serviço de informação bibliográfica botânica online. Pretende ser a biblioteca digital botânica de referência e uma ferramenta de trabalho para investigadores, historiadores, professores, técnicos ambientais, etc. Fornece imagens fac-símile de fontes bibliográficas sobre biodiversidade vegetal ou história da Botânica, entre outros.

Biblioteca Fundación ONCE

A fim de desenvolver políticas e estratégias apropriadas para a inclusão social das pessoas com deficiência, é necessário gerar conhecimento. Assim, a fundação da Organización de Ciegos de España (ONCE) lançou esta biblioteca virtual com o objetivo de divulgar e promover estudos e documentos produzidos por diferentes áreas e direções, e que reflitam os problemas e situações das pessoas com deficiência, nomeadamente visual. Neste instrumento, aberto a toda a sociedade, pode encontrar mais de 5.400 referências bibliográficas, permitindo-lhe pesquisar por autor, título, editora, ano de publicação ou coleção a que pertencem.

Galiciana. Biblioteca Dixital de Galicia

Galiciana é a biblioteca digital da Galiza. O seu objetivo é a digitalização das coleções bibliográficas mais relevantes para a Galiza, alcançar a máxima visibilidade dos recursos digitais nele integrados e a interoperabilidade com os principais projetos de digitalização existentes atualmente (Hispana e Europena).

Biblioteca Virtual del Principado de Asturias

A Biblioteca Virtual del Principado de Astúrias foi criada para divulgar mais eficazmente através da rede e preservar digitalmente o riquíssimo património bibliográfico preservado nas bibliotecas asturianas.

Biblioteca Digital Vasca (Liburuklik)

Liburuklik – Biblioteca Digital Vasca é um repositório institucional que garante a preservação e difusão do património digital basco, tornando-o facilmente acessível a qualquer pessoa interessada na língua e cultura bascas. Liburuklik tem numerosas obras digitalizadas, tanto monografias como coleções de revistas e imprensa histórica basca.

Biblioteca Navarra Digital (BiNaDi)

BiNaDi é uma biblioteca digital do património bibliográfico da Navarra. Oferece descarregamento direto através da internet de obras de autores ou assuntos navarros ou produzidas em Navarra, geralmente impressas, e em alguns casos manuscritas. O seu objetivo é difundir o conhecimento da produção bibliográfica de Navarra quer entre a comunidade científica quer entre o público em geral.

Biblioteca Virtual de La Rioja (BiVirla)

A missão da Biblioteca Virtual de La Rioja (BiVirLa) é dupla: divulgar e preservar digitalmente o património que é conservado e mantido em bibliotecas e outras instituições da Rioja, e reunir e facilitar o acesso a bens culturais digitalizados, de interesse para o património cultural da Rioja, que se encontram fora da área geográfica da região.

Biblioteca Virtual de Aragón (Biviar)

A Biblioteca Virtual de Aragón (Biviar) foi criada com um duplo objetivo: preservar e divulgar o património bibliográfico da rede de bibliotecas de Aragão e ser um repositório institucional, reunindo as publicações digitais dos diferentes departamentos do governo regional.

Biblioteca Digital de Catalunya (BDC)

A Biblioteca Digital de Catalunya (BDC) contém tanto informação eletrónica contratada conjuntamente pelas bibliotecas pertencentes à CSUC, de acesso restrito, como os repositórios que contêm documentação gerada pelas instituições do consórcio, de acesso aberto.

Biblioteca Digital de Castilla y León (BDCYL)

O principal objetivo da Biblioteca Digital de Castilla y León (BDCYL) é proporcionar aos cidadãos acesso livre e gratuito, através da internet, às coleções bibliográficas e documentais de autores e assuntos castelhanos e leoneses que se encontram nas bibliotecas e arquivos da comunidade autónoma. Desta forma, o património bibliográfico e documental é divulgado e a preservação dos bens que o constituem é garantida através da digitalização das obras mais valiosas.

Biblioteca Valenciana Digital (BIVALDI)

A Biblioteca Digital Valenciana (BIVALDI) procura dar a máxima difusão ao rico património bibliográfico valenciano.

Biblioteca Digital de la Región de Murcia

A Biblioteca Digital de la Región de Murcia visa conservar e divulgar o património documental da região livre de direitos e conservado em instituições culturais locais e regionais, servindo, ao mesmo tempo, de portal para outros documentos relacionados com a região existentes noutros repositórios digitais.

Biblioteca Digital de la Comunidad de Madrid

Na Biblioteca Digital de la Comunidad de Madrid pode descobrir documentos antigos, valiosos e curiosos digitalizados: obras de autores clássicos, livros científicos, materiais gráficos, imprensa humorística e ilustrada, mapas, cartazes… E também pode encontrar uma grande parte das antigas e valiosas coleções da Biblioteca Regional de Madrid, e de outras instituições como a Fundación Universitaria Española, a Fundación Lázaro Galdiano ou o Instituto Cardenal Cisneros.

Biblioteca Digital de Castilla – La Mancha (BIDICAM)

A Biblioteca Digital de Castilla-La Mancha avança e renova-se no sentido de divulgar mais eficazmente através da rede e preservar digitalmente a riquíssima coleção bibliográfica que se conserva nas bibliotecas de Castilla-La Mancha.

Biblioteca Virtual de Andalucía

A Biblioteca Virtual de Andalucía é definida como um conjunto organizado de coleções de documentos digitalizados do património bibliográfico andaluz acessível através da internet. Destina-se especialmente a dar acesso a obras do domínio público, não sujeitas a direitos de autor, e que são consideradas andaluzas por um triplo critério: 1) porque são obras de autores andaluzes ou obras ligadas à Andaluzia; 2) porque o seu assunto ou conteúdo está relacionado com a Andaluzia; 3) por ter sido impresso ou publicado na Andaluzia.

Memoria Digital de Canarias

Memoria digital de Canarias (mdC) é o portal do património documental canário que dá acesso a todo o tipo de documentação de ou sobre as Ilhas Canárias, mostrando sempre os documentos completos, livre e gratuitamente, em forma de fac-símile.

Diretório de bibliotecas de Espanhonli

Bases de Dados Bibliográficos

Bibliotecas Digitais

Bibliotecas e Arquivos

RECURSOS POR PAÍS

Argentina 

Aruba 

Bahamas 

Bolívia 

Brasil 

Chile  

Colômbia  

Costa Rica  

Cuba  

Equador  

El Salvador  

Guatemala  

Guiana  

Haiti  

Ilhas Virgens  

Jamaica  

México 

Nicaragua  

Panamá  

Paraguai  

Peru  

Porto Rico  

República Dominicana  

Suriname  

Trinidad e Tobago  

Uruguai  

Venezuela  

RECURSOS INTERNACIONAIS  

Biblioteca Digital Mundial

Esta biblioteca foi criada pela Biblioteca del Congreso de Estados Unidos e pela UNESCO. A Biblioteca Digital Mundial foi inaugurada em 2009. Possui uma coleção impressionante devido à colaboração internacional, bem como material histórico importante. Tem também grandes ajudas digitais, tais como linhas do tempo e mapas interativos.

Project Gutenberg

São cerca de 60,000 livros online gratuitos e o site é livre de publicidade. Poderá aceder aos livros para leitura diretamente no site ou fazer o download dos mesmos para que não seja perturbado por eventual falta de acesso à internet. Este projeto, muito à semelhança da Wikipedia, é uma base de dados criada através do suporte de donativos e de voluntários que dedicaram incontáveis horas do seu tempo ao sucesso deste projeto. Assim, sinta-se livre para contribuir com um donativo, digitalizando um livro, ou oferecendo-se para um dos cargos da edição. 

Europeana

É a versão europeia, o projeto começou em 2008 e já reúne mais de 50 milhões de documentos digitalizados. Neste site pode encontrar praticamente tudo, desde livros, obras de arte, imagens e até sons particulares dos países do continente europeu.

Mergulhar através do seu website é uma experiência para os amantes da cultura, ciência e história. Tem conteúdo em quase todas as línguas faladas nesta região do mundo.

Wikisource 

No Wikisource pode encontrar milhares de livros de todas as categorias e de todos os períodos: poesia romântica, ensaios modernistas ou literatura barroca. Podem ser muito úteis para todos os estudantes que têm de ficar em casa, mas continuam com as suas disciplinas escolares, ou simplesmente para mentes muito curiosas.

Chest of Books

O arquivo desta biblioteca online gratuita compreende uma ampla heterogeneidade de temas  entre os quais: ciência, negócios, arte, computadores, finanças, saúde, história, jardinagem, imobiliária, desporto e viagens.

Elejandría 

Em Elejandría estão compiladas obras de domínio público. Embora o website seja muito simples, podem encontrar-se grandes obras da literatura mundial que farão as horas e os dias em casa passarem mais depressa. Nas suas redes sociais pode ficar a par das últimas notícias e recomendações de leitura.

Planet Ebook 

Disponibiliza muitos dos mais célebres e notáveis clássicos de todos os tempos. Poderá descobrir obras-primas da literatura clássica com autoria de Herman Melville, H.G. Wells, Jane Austen, entre muitos outros nomes de peso.

The Online Books Page

A página de livros online da Universidade da Pensilvânia proporciona acesso a mais de 2 milhões de trabalhos, dos quais mais de 30,000 podem ser encontrados em inglês. 

Questia

O site é mais conhecido por ser um estimado recurso para estudantes e escritores, mas a verdade é que este site conta com uma biblioteca de mais de 5,000 ebooks gratuitos, podendo encontrar na variedade de ofertas algumas raridades que dificilmente encontrará gratuitamente noutro sítio online.

LibriVox

Destaca-se por ser a única biblioteca que apela tanto a leitores como a ouvintes. O site dispõe de um inventário de audiobooks assim como links para as versões em texto para ler online. Pode contar ainda com outros aspetos enriquecedores como sumários de livros e biografias de autores, sem esquecer o seu interface instintivo e esteticamente agradável.

Internet Archive
A sua missão é o “acesso universal a todo o conhecimento”, disponibilizando uma imensa coleção de materiais digitalizados, incluindo sites, software de aplicações/jogos, música, vídeos, GIFs e ainda milhões de livros de domínio público.

Biblioteca Americana

O utilizador desta biblioteca encontrará uma grande quantidade de documentos textuais e audiovisuais que lhe permitirão abordar espaços tão diversos como a literatura gaúcha ou a cultura hispânica nos Estados Unidos.

Cibera 

Cibera é uma biblioteca interdisciplinar para especialistas e estudantes da cultura, história, política, economia e sociedade dos países de língua espanhola, portuguesa e outras.

Alma Mater – Biblioteca Digital do Fundo Antigo da UC

Faculta, em livre acesso, o conteúdo digital de originais, manuscritos e impressos, do fundo antigo da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

Arquivo Fernando Pessoa

Antologia interativa que pretende divulgar, de forma acessível, a obra de Fernando Pessoa.

Arquivo.pt

O Arquivo.pt preserva milhões de ficheiros recolhidos da web desde 1996 e disponibiliza um serviço público de pesquisa dessa informação.

Artafrica

Artafrica.info resulta de uma iniciativa do Serviço de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian, iniciada em 2001, com vista à identificação e ao mapeamento da produção artística de países africanos de língua oficial portuguesa.

Biblioteca Digital Camões

A Biblioteca Digital Camões pretende ser um repositório da cultura em língua portuguesa, tendo como principal critério a publicação de obras integrais, para leitura gratuita.

Biblioteca Digital da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Disponibiliza obras integralmente digitalizadas da coleção da biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Biblioteca Digital da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Acesso às publicações da Faculdade de Letras do Porto, revistas, atas de congressos, homenagens, trabalhos de docentes.

Biblioteca Digital Fernando Pessoa

Pretende dar visibilidade virtual à biblioteca particular de Fernando Pessoa; permite disponibilizar em linha milhares de páginas impressas, muitas das quais contêm anotações, comentários, traduções e outros diversos tipos de textos em prosa e em verso, para além de desenhos, horóscopos e exercícios caligráficos.

Biblioteca Digital Hispánica

A Biblioteca Digital Hispánica oferece um acesso livre e gratuito às principais obras do património bibliográfico espanhol existentes na Biblioteca Nacional.

Biblioteca Digital Mundial

A Biblioteca Digital Mundial possibilita descobrir, estudar e desfrutar de tesouros culturais de todo o mundo, incluindo manuscritos, mapas, livros raros, partituras, gravações, filmes, gravuras, fotografias e desenhos arquitetónicos.

Biblioteca Nacional Digital – Brasil

Disponibiliza coleções digitalizadas da Biblioteca Nacional do Brasil.

Biblioteca Nacional Digital – Portugal

BN Digital disponibiliza, em formato digital documentos de diversa natureza: livros, manuscritos, mapas, gravuras, etc.

Biblioteca Virtual de Ciências Humanas

A Biblioteca Virtual de Ciências Humanas permite o acesso gratuito a um conjunto de bibliotecas virtuais desenvolvidas pelo próprio Centro Edelstein de Pesquisas Sociais ou em parceria com outras instituições.

Biblioteca Virtual de Prensa Histórica

Este serviço tem como objetivo preservar e tornar acessíveis exemplares únicos da Imprensa Histórica publicada em Espanha.

Biblioteca Virtual del Património Bibliográfico (BVPB)

A Biblioteca Virtual del Patrimonio Bibliográfico é um projeto cooperativo do Ministerio de Cultura de Espanha e das Comunidades Autónomas cujo objetivo é difundir fac-símiles digitais de coleções de manuscritos e de livros impressos que fazem parte do património histórico espanhol.

Biblioteca Virtual Galega

Pretende, através de um grupo de trabalho interdisciplinar em filologia galego-portuguesa e informática da Universidade da Corunha, divulgar a cultura e a produção literária galegas.

Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes

É um fundo bibliográfico e documental com o objetivo de difundir as obras e documentos mais importantes da cultura e literatura espanholas e hispano-americanas.

Biblioteca Virtual Universal

Uma das maiores coleções de textos digitalizados em língua espanhola. Permite a pesquisa por autor, título e CDU.

Bibliothèque Virtuelle des Manuscrits Médiévaux (BVMM)

A BVMM é uma biblioteca digital da responsabilidade do Institut de Recherche et d’Histoire des Textes (IRHT-CNRS) que permite consultar uma larga seleção de manuscritos medievais.

Bibliothèques Virtuelles Humanistes

Programa cujo objetivo é difundir manuscritos e obras antigas em formato digital

BOAL – Biblioteca On-line Áudio de Literatura

Biblioteca digital que disponibiliza objetos digitais áudio na área da literatura portuguesa.

BOCC – Biblioteca Online de Ciências da Comunicação

Acesso a todo o tipo de informação, incluindo revistas, livros e outros documentos na área das Ciências da Comunicação.

Braillenet

Biblioteca virtual especialmente dedicada ao leitor com deficiência visual. Reúne recursos em texto integral facilmente acessíveis a este tipo de leitores.

Cambridge Digital Library

Acesso a diversas coleções digitalizadas da Universidade de Cambridge.

CDL California Digital Library

É uma das mais antigas e maiores bibliotecas digitais do mundo, criada e mantida pelas bibliotecas da Universidade da Califórnia.

Christian Classics Ethereal Library (CCEL)

Biblioteca digital que seleciona, integra e disponibiliza online textos de literatura cristã.

Classiques des Sciences Sociales

Coleção de textos e livros no âmbito das ciências sociais; grande parte deles estão disponíveis para download.

Cogprints

Biblioteca digital que permite o autoarquivo de documentos nas áreas científicas relacionadas com a cognição.

Corpus Scriptorum Latinorum: a Digital Library of Latin Literature

CSL é um projeto académico cujo objetivo visa a criação de uma biblioteca digital na área da literatura latina.

Debates Parlamentares

Permite o acesso aos diários das sessões desde a Monarquia Constitucional (1821) até à 3ª República.

Deutsche Digitale Bibliothek

Biblioteca digital alemã que disponibiliza o acesso a cerca de 8 milhões de objetos digitais de mais de 2300 instituições alemãs.

Digital Scriptorium

Base de dados de imagem de manuscritos medievais e renascentistas, destinada ao ensino e investigação. Fonte de informação para paleógrafos, historiadores e outros investigadores interessados na área.

DIGIVATLIB Digital Vatican Library

DigiVatLib é uma biblioteca digital que fornece o acesso livre a coleções digitalizadas de manuscritos e incunabula da Biblioteca Vaticana.

Domínio Público

Biblioteca digital desenvolvida em software livre. Permite o acesso a mais de 1000 obras para download em diversos formatos e cobrindo diversas áreas do conhecimento.

DPLA Digital Public Library of America

Reúne todo o tipo de materiais sobre arte, património, cultura e história da América.

Electronic Literature Directory

Biblioteca digital que disponibiliza milhares de recursos online na área da literatura.

Elephind.com

Permite a pesquisa de milhares de títulos de jornais digitalizados.

ELIOHS Electronic Library of Historiography

Biblioteca digital que integra informação em texto integral sobre áreas como a historiografia, filosofia da história, cultura, etc.

EuroDocs: Primary Historical Documents from Europe

Recolha de documentos primários sobre a história política, económica, social e cultural da Europa.

Europeana : connecting cultural heritage

Biblioteca digital que disponibiliza milhões de documentos digitais: livros, jornais, fotografias, mapas, pinturas, música, vídeos, entre outros, de grandes coleções de bibliotecas e museus europeus.

Free Library

Base de dados pluridisciplinar que oferece o acesso livre a milhares de textos publicados desde 1984 até à atualidade.

Gallica – Bibliothèque numérique

Biblioteca digital da Bibliothèque Nationale de France que disponibiliza milhares de documentos multimédia digitalizados. Atualmente o leitor tem acesso a uma biblioteca multimédia de recursos documentais que se estendem da Idade Média até à atualidade.

GOOGLE Académico

Permite pesquisar literatura científica incluindo teses, comunicações, artigos, relatórios técnicos em todas as áreas do saber.

Google Arts & Culture

Este portal oferece-nos a possibilidade de fazermos visitas virtuais a Museus de Arte em tudo o mundo.

Harvard Digital Collections

Coleção de milhares de documentos históricos digitalizados de acesso livre: fotografias. manuscritos, livros, mapas, obras raras, etc.

Hispanic Reading Room

Reúne informação sobre a cultura hispânica, cobrindo áreas como as Caraíbas, a América Latina, a Península Ibérica e ainda as culturas de expressão portuguesa e espanhola nos Estados Unidos, África, Ásia e Oceania.

Independent Voices: an open access collection of an alternative press

Coleção digital de imprensa alternativa que disponibiliza em acesso aberto revistas e jornais de coleções de diversas bibliotecas.

International Children´s Digital Library

Projeto da University of Maryland e Internet Archive cujo objetivo é criar uma coleção de mais de 10.000 livros em 100 línguas diferentes gratuitamente disponíveis na internet.

Internet Archive

Base de dados que permite o acesso a milhares de registos em diversos formatos, texto, som e imagem.

Internet Public Library

Disponibiliza cerca de 20.000 títulos acessíveis por autor, título ou por assunto, utilizando a Classificação Decimal Dewey.

Isidore

Plataforma digital de investigação para a área das Ciências Sociais e Humanas, principalmente em língua francesa.

Journalist´s Toolbox

Journalist´s Toolbox faz parte da Society of Professional Journalists desde 2008. Fornece milhares de recursos em acesso aberto na área do jornalismo e das ciências da comunicação.

Led On Line – Electronic Archive of Academica and Literary Texts

Arquivo de textos académicos constituído por periódicos, livros, teses e ensaios, produzidos por universidades, institutos de investigação e departamentos universitários.

Library of Congress Digital Collections

Acesso às coleções digitais da Biblioteca do Congresso. Integra milhares de documentos nos mais diversos suportes: impresso, imagem, vídeo, áudio, etc.

Lire en Ligne

Recolha de obras não sujeitas a direitos de autor, disponíveis na Web em texto integral gratuitamente.

Making of America (Cornell University)

Biblioteca digital que reúne fontes primárias sobre a história dos EUA. Disponibiliza mais de 250 monografias e mais de 100.000 artigos de revistas e jornais do século XIX.

Making of America (University of Michigan)

A coleção integra aproximadamente 10.000 monografias e mais de 50.000 artigos de jornais do séc. XIX sobre história da América.

MatrizPIX

MatrizPIX tem como objetivo fundamental a promoção do acesso online ao Inventário Fotográfico Nacional, em particular ao banco de imagens digitais relativas às coleções dos museus e palácios nacionais de Portugal.

Mazarinum

Coleção de incunábulos, manuscritos, documentos gráficos da Biblioteca Mazarine da França.

MDC Memòria Digital de Catalunya

Repositório de acesso aberto que disponibiliza coleções digitalizadas relacionadas com a Catalunha e o seu património.

Medieval & Classical Literature Library

Coleção de algumas das mais importantes obras das culturas clássica e medieval.

Medieval Illuminated Manuscripts

Coleção de manuscritos medievais digitalizados da Koninklijke Bibliotheek e do Museum Meermanno-Westreenianum na Holanda.

Memórias de África e do Oriente

Instrumento fundamental e pioneiro na tentativa de potenciar a memória histórica dos laços que unem Portugal e a lusofonia.

Michael Culture Association: Multilingual Inventory of Cultural Heritage in Europe

Inventário de coleções digitais de bibliotecas, arquivos e museus da Europa.

Michigan Library Digital Collections

Unidade do Digital Library Production Service da Universidade do Michigan que cria, mantém e fornece o acesso livre a recursos em texto integral.

Microsoft Academic

Disponibiliza o acesso a mais de 170 milhões de publicações e aos conteúdos de mais de 47.000 revistas.

Monografias.com

Nasceu em 1997 como um projeto aberto de forma a compartilhar o conhecimento e a diversidade cultural latino-americana através da Internet.

NYPL Digital Gallery

Serviço gratuito da New York Public Library que oferece milhares de imagens e documentos históricos em formato digital que podem ser usados livremente para fins de estudo e investigação.

Online Newspapers.com

Diretório de centenas de jornais eletrónicos de todos os países, em todas as línguas.

Open Library

Base de dados de acesso livre, criada pela California State Library, que disponibiliza milhões de registos bibliográficos e permite a pesquisa do texto integral de mais de 1 milhão de livros.

OV Open Video Project

Repositório de vídeos digitalizados e de outros materiais multimédia de acesso livre.

Patrimoine Numérique

Catálogo coletivo das coleções digitalizadas de bibliotecas, arquivos e museus franceses. Inclui material impresso, cartografia, audiovisuais, etc.

Perseus Digital Library

É uma biblioteca digital cujo primeiro objetivo é facilitar o acesso de uma audiência tão vasta quanto possível a um conjunto significativo de recursos na área das humanidades.

Projecto Vercial

Pretende divulgar o maior número possível de autores de língua portuguesa, desde a Idade Média até à atualidade.

RAND Corporation Published Research

Acesso livre a documentos eletrónicos nas áreas da educação, política social, ambiente, segurança, etc.

República Digital

Plataforma de informação digital de acesso livre, para a investigação e para o público em geral, que aglutina um conjunto diversificado de documentação relacionado com a afirmação das ideias e das instituições republicanas em Portugal, e com a oposição republicana ao Estado Novo.

Retronews

Acesso aos arquivos de imprensa da Biblioteca Nacional de França desde o século XVII.

RNOD – Registo Nacional de Objetos Digitais

Agregador de conteúdos digitais e digitalizados disponibilizados em rede por instituições portuguesas.

Romantic Circles

Portal sobre literatura e cultura do período romântico, publicado pela Universidade de Maryland.

RTP Arquivos

O portal RTP Arquivos é uma plataforma de acesso público online aos arquivos audiovisuais do serviço público de rádio e televisão.

Smarthistory

Reúne milhares de textos, vídeos e imagens de apoio ao ensino da história da arte desde a arte primitiva até à atualidade.

Smithsonian Digital Library

Acesso a milhares de documentos das coleções digitalizadas da Smithsonian Libraries.

Sololiteratura

Permite o acesso à biografia e à obra de dezenas de autores hispano-americanos.

Sparknotes

Coleção de documentos de apoio ao estudante na aprendizagem e na elaboração de trabalhos. Integra guias de estudo com resumos e notas aos textos.

UNESDOC Digital Library

Base de dados que permite o acesso às publicações da UNESCO em texto integral.

United Nations Digital Library

Biblioteca digital que permite acesso livre a milhares de documentos, discursos, relatórios das Nações Unidas.

VADS – Visual Arts Data Service

Coleção que integra mais de 140.000 imagens de acesso livre e de domínio público, destinadas ao ensino e à investigação no domínio das artes visuais.

Web Gallery of Art

Museu virtual que disponibiliza milhares de imagens de arte, pintura e escultura europeias de 1100 a 1850.

Women Working, 1800-1930

Portal da Universidade de Harvard sobre a história da mulher e as suas relações com o trabalho.

Women Writers’ Networks

Reúne um conjunto de recursos sobre a mulher na literatura. Integra uma base de dados exaustiva sobre o assunto.

World Digital Library

A WDL é um projeto da Biblioteca do Congresso cujo objetivo é facilitar o acesso a documentação histórica em diversos suportes existentes em bibliotecas, arquivos e museus.

World History Archives

O objetivo deste arquivo é apoiar professores e estudantes de história através da disponibilização de milhares de documentos acessíveis em linha.

ZVDD – Zentrales Verzeichnis Digitalisierter Drucke

Diretório de bibliotecas digitais alemãs que permite o acesso a milhares de documentos digitais de todo o tipo.