Teses e dissertações – ELE/LA


2019

Almeida, Ana Cristina Mesquita Fernandes de (2019). El desarrollo de la competencia discursiva – oralidad en el proceso enseñanza-aprendizaje de lenguas extranjeras. FLUL – Universidade de Lisboa.

Campos, Luisa María del Carmen Barrezueta Cañetaco de (2019). A presença da cultura hispano-americana nos manuais de espanhol como língua estrangeira. DEP – Universidade de Aveiro.

Costa, Ana Sofia Ferreira da (2019). O processo da gamificação na aprendizagem da cultura. FLUC – Universidade de Coimbra.

Couto, Ana Marta Leal Malheiro (2019). Desenvolver o conhecimento lexical em sala de aula: experiência didática em Português Língua Materna e em Espanhol Língua Estrangeira no Ensino Secundário. FLUP – Universidade do Porto.

Fernandes, Diana Bessa (2019). Os vídeos do YouTube na aula de Português (língua materna) e de Espanhol (língua estrangeira). FLUP – Universidade do Porto.

Fernández Tirado, Francisco Javier (2019). Elaboración y uso del diccionario personal para la adquisición de léxico en el aprendizaje de español por alumnos en inmersión. ILCH – Universidade do Minho.

Ferreira, Joana Margarida Gonçalves (2019). Contenidos culturales de ELE para alumnos chinos: propuesta de una unidad didáctica digital. ILCH – Universidade do Minho.

Ferreira, João Paulo Lourenço (2019). O texto literário na promoção da competência comunicativa intercultural em sala de aula. FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Gomes, Renata Sofia Amorim (2019). A Escrita Criativa no Ensino de Inglês e Espanhol. FLUC – Universidade de Coimbra.

González de Posada, Naimy (2019). La minificción en entornos digitales: una aplicación didáctica para la clase de ELE. ILCH – Universidade do Minho.

Guerreiro, Gina Maria da Palma (2019). As atividades lúdicas como estratégia de motivação nas aulas de língua materna e língua estrangeira em escolas territórios educativos de intervenção prioritária. FCHS – Universidade do Algarve.

Gutiérrez Bahillo, Lidia Isabel (2019). Transferencia del infinitivo personal en estudiantes portugueses de ELE: análisis de interlengua y propuesta didáctica para evitar fosilizaciones. ILCH – Universidade do Minho.

Madeira, Catarina Isabel Tavares Pinto (2019). Atividades comunicativas para o desenvolvimento da expressão oral em línguas estrangeiras. FLUC – Universidade de Coimbra.

Martins, Sónia Raquel de Oliveira Antunes (2019). Desenvolvimento da consciência cultural através do álbum ilustrado nas aulas de língua estrangeira (Inglês e Espanhol). FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Melo, Regina Teles de (2019). Aprendizagem indutiva da gramática: um caminho para aumentar a atenção em contexto sala de aula. FLUP – Universidade do Porto.

Moreira, Carlos Paula de Sousa Mendes (2019). Estratégias de ampliação do léxico em Português (língua materna) e em Espanhol (língua estrangeira): alguns contributos. FLUP – Universidade do Porto.

Moutinho, Joana Isabel Simões (2019). Tipologia de exercícios de expressão oral: análise de manuais de espanhol 11º ano (iniciação). DEP – Universidade de Aveiro.

Natividade, Márcia Marisa Campos da (2019). O humor é uma coisa séria: contributos do humor para o ensino/aprendizagem de Espanhol Língua Estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Nicolau, Tiago Filipe Libanio (2019). Leitura e educação literária: Análise de manuais escolares. FAL – Universidade da Beira Interior.

Orvalho, Anabela da Conceição Valente dos Santos Mira Mendes (2019). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Pazos Anido, Marta (2019). La (auto)evaluación y el desarrollo de la competencia docente: análisis de la aplicación de la Parrilla del profesor de idiomas (European Profiling Grid) en un programa de formación inicial de profesores de Español como Lengua Extranjera en Portugal. Universidade do Porto.

Pereira, Carla Maria dos Santos (2019). As potencialidades da música no processo de ensino/ aprendizagem do espanhol Língua Estrangeira. FAL – Universidade da Beira Interior.

Pinho, Maria de Fátima Rodrigues de (2019). O Modelo VARK e os Estilos de Aprendizagem aplicados ao Ensino da Língua Espanhola. FLUP – Universidade do Porto.

Ribau, Sandra da Silva Conde (2019). O ensino-aprendizagem da competência intercultural nas aulas de espanhol de iniciação para alunos portugueses. DEP – Universidade de Aveiro.

Roriz, Pedro Filipe Magalhães (2019). A pré-leitura e a compreensão textual nas aulas de Português e de Espanhol. ILCH – Universidade do Minho.

Sáez-Mesonero Charleston, Laura (2019). Aprendizaje del español en edad preescolar: análisis de la guía didáctica, recursos y materiales para el desarrollo de la lectoescritura emergente del español. ILCH – Universidade do Minho.

Santos, Sara Lúcia Tavares dos (2019). A língua materna em aula de espanhol língua estrangeira: um estudo numa turma de 11º ano. DEP – Universidade de Aveiro.

Solano Afanador, Silvia (2019). El desarrollo de la expresión oral en alumnos portugueses de A1, a través del cuento como recurso y estrategia pedagógica por excelencia: narrar es comunicarse. IE – Universidade de Lisboa.

Suárez González, Alicia (2019). Estudio sobre las estrategias de adquisición y aprendizaje de léxico en estudiantes lusófonos de español como lengua extranjera. ILCH – Universidade do Minho.

Valladolid, Bárbara Gómez del Pulgar (2019). A Aprendizagem Cooperativa da Gramática através da Descoberta Guiada no Ensino de Línguas Estrangeiras. FLUC – Universidade de Coimbra.

Valle Cacela, Verónica del (2019). La traducción como herramienta pedagógica para la adquisición del léxico en el aula de español como lengua extranjera. ILCH – Universidade do Minho.

Velasco Pascual, Estefania (2019). La ensenanza del espanol como lengua extranjera en contexto de inmersión en sinohablantes: análisis de manuales y propuesta didáctica. ILCH – Universidade do Minho.

Yu Pei (2019). O ensino dos tempos verbais em português e em espanhol a falantes chineses: o pretérito. ILCH – Universidade do Minho.


2018

Andrade, Virginie Portugal de (2018). As culturas latino-americanas na aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. FAL – Universidade da Beira Interior.

Cea Álvarez, Ana María (2018). Cómo incluir la competencia estratégica en una programación de ELE para mejorar la expresión oral. ILCH – Universidade do Minho.

Costa, Catarina Correia da (2018). Escolher espanhol como língua estrangeira (LE). A influência da música. FAL – Universidade da Beira Interior.

Cunha, Ana Cláudia Pinto Alves da (2018). Ensino do Português e do Espanhol: Transversalidade da prática de Leitura. FAL – Universidade da Beira Interior.

Cunha, Isaura da Conceição Arantes da (2018). Motivar para o desenvolvimento da competência comunicativa. FLUP – Universidade do Porto.

Duarte, Bernardete de Lurdes Vaz Velho (2018). O jogo como estratégia de revisão e de consolidação das aprendizagens no âmbito da Unidade Didática numa LE: Espanhol. FFCS – Universidade Católica Portuguesa.

Gomes, Joana Raquel da Silva (2018). A Gestão Flexível do Currículo – Marmelo e Silva: Uma Proposta para o Contexto Pedagógico. FAL – Universidade da Beira Interior.

Gonçalves, Márcia Alexandre Pereira (2018). Estratégias para o aperfeiçoamento do discurso oral: a prática de escrita e o estímulo artístico. FLUP – Universidade do Porto.

Martínez Abasolo, Sandra Elena (2018). La presencia de la competencia pragmática en el aula de ELE: estudio de caso de las estrategias de enseñanza y aprendizaje en el aula. ILCH – Universidade do Minho.

Martínez Acedo, Ana (2018). Los cognados portugués-español en la clase de ELE: diseño y aplicación de cuestionarios. ILCH – Universidade do Minho.

Martins, Ana Isa Areal (2018). Enseñar y aprender a usar los diccionarios en el aula de ELE. ILCH – Universidade do Minho.

Martins, Marina Sofia Rosendo (2018). Leitura e interpretação de textos de caráter fantástico na aula de língua estrangeira: redação de textos criativos. FLUP – Universidade do Porto.

Martins, Susana Isabel Ramos (2018). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Morgado, Cristiana Vanessa Amaral (2018). A Gestão Flexível do Currículo – Fernando Paulouro Neves: Contributo Para o Clube de Leitura. FAL – Universidade da Beira Interior.

Oliveira, Helga Maria Aguiar Pinto Teixeira de (2018). Leitura e expressão oral nas aulas de Português e Espanhol (7.º – 9.º) – um caso de estudo no Agrupamento de Escolas de Pedrouços. FLUP – Universidade do Porto.

Oliveira, Joana Cristina Santos (2018). Linguagem visual e linguagem verbal: contributos para o ensino do português e do espanhol. FLUP – Universidade do Porto.

Rodrigues, Mara Alexandra Gonçalves (2018). O cinema e os meios audiovisuais como fatores de aprendizagem da língua e cultura espanhola. FFCS – Universidade Católica Portuguesa.

Santana, Carlos Gil Arieiro (2018). O papel das novas tecnologias no ensino e aprendizagem das línguas estrangeiras. FLUC – Universidade de Coimbra.

Santos, Inês Isabel Milhano dos (2018). A influência lexical da língua materna na aprendizagem da língua espanhola. FAL – Universidade da Beira Interior.

Santos, Verónica Ruivo Gonçalves dos (2018). O contributo de atividades para a compreensão do texto escrito. FLUC – Universidade de Coimbra.

Simões, Carolina Lourenço (2018). Metacognição e Compreensão Leitora: a produção de inferências. FLUC – Universidade de Coimbra.

Soares, Nuno Fernando Vasconcelos Teixeira (2018). O Texto Literário em Línguas Estrangeiras como promotor da competência leitora nas aulas de Inglês e de Espanhol no ensino secundário. FLUP – Universidade do Porto.

Santos, Maria Cristina Simões dos (2018). ¿/X/amón o /ɼ/amón?: estudio sobre algunas dificultades fonéticas de los estudiantes portugueses de Español como LE. ILCH – Universidade do Minho.

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