Teses e dissertações – ELE/LA


2013

Almas, Luís Miguel Gavelas (2013). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada – Ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol dos ensinos básico e secundário. CIEP – Universidade de Évora.

Almeida, Bárbara Sofia Prata Domingos de (2013). Amigos, amigos, Significados à Parte! Ensino dos Falsos Amigos entre o Português e o Espanhol: Proposta de Atividades. FLUP – Universidade do Porto.

Almeida, Elizabete de (2013). O texto narrativo infanto-juvenil como recurso didático na aula de espanhol como língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Álvarez, María Montserrat Rodríguez (2013). Aproximações didáticas para o desenvolvimento da competência léxico-semântica nas aulas de Português e Espanhol. FLUP – Universidade do Porto.

Balbeira, Mário Jorge de Araújo Pereira (2013). Planifcação de textos: um estudo sobre a sua importância e propostas de exercícios. FLUP – Universidade do Porto.

Beira, Elsa Cristina Barroso (2013). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Borges, Ana Paula Pereira Goulart da Silva (2013). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Caetano, Isabel Maria Gama (2013). As interferências verbais entre o português e o espanhol: o caso do pretérito perfeito simples versus pretérito perfeito composto. FLUP – Universidade do Porto.

Calvo, Élia Patrícia Rato (2013). A utilização do Facebook como um recurso complementar para a interação/produção escrita de alunos portugueses de Espanhol Língua Estrangeira (B1). FLUL – Universidade de Lisboa.

Camilo, Lucília de Fátima Carvalheira (2013). Prática de Ensino Supervisionada na área da Especialização do Mestrado em Ensino do Português no 3º ciclo do ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, realizada na Escola Secundária André de Gouveia. CIEP – Universidade de Évora.

Cardoso, Celina Mateos (2013). O blogue como recurso e estratégia pedagógica complementar no desenvolvimento da competência comunicativa do E/LE. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Caseiro, Ana Rosalina Xavier (2013). O Trabalho de Grupo – impulsionador do ensino e aprendizagem nas aulas de Espanhol Língua Estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Castro, Maria Isabel Sampaio de (2013). Reflexão sobre o uso da pontuação no ensino da expressão escrita nas disciplinas de Português e de Espanhol. FLUP – Universidade do Porto.

Catarino, Célia Adosinda Cardoso Oliveira (2013). O papel do trabalho em grupo na melhoria da interação. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Cid, Sofia Margarida Fernandes Peres Cidrais (2013). Prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Coelho, Maria Isabel de Almeida Cunha (2013). Estratégias e atividades para o ensino e a aprendizagem de léxico em inglês/LE e espanhol/LE. FLUC – Universidade de Coimbra.

Coelho, Vera Lúcia dos Santos (2013). Da planificação à execução. FLUP – Universidade do Porto.

Correia, Ângela da Conceição Cardão Lima (2013). A apresentação da gramática de forma dedutiva e indutiva em aulas comunicativas de ELE. FLUP – Universidade do Porto.

Costa, Anabela de Barros Gregório Pires (2013). O desenvolvimento de estratégias de aprendizagem como forma de promover a autonomia nos alunos de línguas estrangeiras. FLUP – Universidade do Porto.

Costa, Elga Cristina Vilela Viana Pereira da (2013). As tarefas finais com Produção Escrita. FLUP – Universidade do Porto.

Costa, Mafalda Sofia Raimundo (2013). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Costinha, Carla Isabel Figueiredo (2013). Análise de corpus: a expressão escrita em espanhol como língua estrangeira. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Dias, Sílvia Margarida da Conceição (2013). O ensino dos conteúdos funcionais no nível B1 de espanhol como Língua Estrangeira. FLUC – Universidade de Coimbra.

Duarte, Maria de Fátima Martins (2013). Estratégias de aprendizagem para a leitura extensiva de um texto literário aplicadas em alunos portugueses que estudam espanhol como língua estrangeira (níveis A2.2/B1). FLUL – Universidade de Lisboa.

Duarte, Telma Elisabete de Oliveira (2013). Cinco Unidades Didáticas com Provérbios – a produtividade dos provérbios na síntese e memorização de conhecimentos. FLUP – Universidade do Porto.

Fernandes, Carla Alexandra Cardoso (2013). As interferências lexicais entre o Português e o Espanhol: os falsos amigos. FLUP – Universidade do Porto.

Ferreira, Ana Paula Mendes da Cunha Ferreira. Estratégias Indutivas e Dedutivas para o Ensino da Gramática na Aula de Espanhol Língua Estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Ferreira, Andreia Maria Saraiva (2013). Aprendizagem cooperativa: uma tentativa de promoção do trabalho cooperativo nas aulas de língua materna e língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Ferreira, Sónia Isabel de Oliveira (2013). Adequação Pragmática em Contextos de Interação. FLUP – Universidade do Porto.

Ferreira, Susana Raquel Marques Pereira (2013). A dramatização como recurso didático no ensino de línguas estrangeiras. FLUP – Universidade do Porto.

Freire, Ana Catarina Duarte Mendes (2013). O Ensino-Aprendizagem do Léxico Através do Uso das Curtas-Metragens nas Aulas de Espanhol/LE. FLUC – Universidade de Coimbra.

Freitas, Cláudia Maria Álvares de Moura Costa Alemão Teixeira de (2013). O desenvolvimento da competência discursiva: uma proposta didática para o ensino de Espanhol Língua Estrangeira a alunos portugueses (nível B1). FLUL – Universidade de Lisboa.

Gomes, Cristina de Oliveira (2013). A importância da interação oral nos níveis iniciais em LE. FLUP – Universidade do Porto.

Hilário, Ana Maria Machado (2013). Relatório no âmbito curricular prática de ensino supervisionada: habilitação para docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário. CIEP – Universidade de Évora.

Leitão, Cátia Madalena Madeira (2013). O uso dos jogos na aula de E/LE. FLUL – Universidade de Lisboa.

Lopes, Elisabete Maria Macedo (2013). O contributo das atividade lúdicas para a aprendizagem de L1 e L2. FLUP – Universidade do Porto.

Lopes, Noel José da Silva (2013). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Loureiro, Raquel Marisa da Silva (2013). A Multiaplicabilidade da canção na aula de ELE. FLUP – Universidade do Porto.

Lourenço, Karine Duarte Farinha (2013). O jogo lúdico-didático como atividade subsidiária para a compreensão auditiva. FLUP – Universidade do Porto.

Marôco, Verónica Melo Mourão Azevedo (2013). Didatização da imagem nas aulas de Português, LM e Espanhol, LE. FLUC – Universidade de Coimbra.

Martins, Maria Goreti da Cunha Moreira Trindade (2013). O léxico, estratégias de alargamento na LM e LE no Ensino Básico e Secundário. FLUP – Universidade do Porto.

Matroca, Alexandra Cristina Antunes de Carvalho (2013). Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano 2012/2013 na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora. CIEP – Universidade de Évora.

Melo, Mónica Alexandra Pereira Teixeira de Melo (2013). As Interferências Linguísticas provocadas por questões de Género entre o Português e o Espanhol. FLUP – Universidade do Porto.

Mendes, Ana Teresa Amaral (2013). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol dos ensinos básico e secundário. CIEP – Universidade de Évora.

Mendonça, Rui Miguel de Almeida Guerreiro (2013). A internet e as redes sociais como recursos motivadores para a prática da expressão escrita em ELE. FLUL – Universidade de Lisboa.

Mesquita, Diana Carina Lage Alcoforado (2013). A comunicação argumentativa na sala de aula de língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Moreira, Alice Carla de Oliveira (2013). A componente cultural na aula de Espanhol/Língua Estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Morim, Alexandrina Fernanda Viana (2013). Da leitura ao texto literário: estratégias de construção do conhecimento prévio nas aulas de Português Língua Materna e Espanhol Língua Estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Moura, Carla Paula Mendes de (2013). Competência intercultural em construção nas aulas de Espanhol/LE no ensino secundário. FLUP – Universidade do Porto.

Oliveira, Cláudia Sofia Marques (2013). A fase de preparação para a escrita nas aulas de iniciação de Inglês e de Espanhol. FLUC – Universidade de Coimbra.

Oliveira, Maria Teresa Casanova Pinto Martins de (2013). A imagem como instrumento primordial na exploração de campos lexicais. FLUP – Universidade do Porto.

Patrocinio, Lilia Valentinova Mileva (2013). Los textos periodísticos como recurso didáctico en la classe de ELE. FLUL – Universidade de Lisboa. 

Pedro, Mara Cristina da Copa (2013). Prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol/francês nos ensinos básico e secundário. CIEP – Universidade de Évora.

Pereira, Manuela Fernandes (2013). A autonomia do aluno na aprendizagem de ELE. FLUP – Universidade do Porto.

Pereira, Rosa da Cunha Santos (2013). Formas de tratamento e cortesia nas aulas de português e espanhol. FLUP – Universidade do Porto.

Pina, Alexandra Sofia Ramos Aguiar de (2013). A correção de erros na expressão oral. FLUP – Universidade do Porto.

Pinto, Carolina (2013). A componente sociocultural desde uma abordagem intercultural. FLUP – Universidade do Porto.

Pinto, Jaquelina Andrade Pereira (2013). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Pinto, Sónia Cristina Costa (2013). Os usos do Futuro do Conjuntivo e do Infinitivo Flexionado em Português e a sua substituição em Espanhol. FLUP – Universidade do Porto.

Proença, Ana Rita Ribeiro (2013). Caminhos para uma pedagogia do conhecimento explícito da língua na aula de língua portuguesa e de espanhol. FAL – Universidade da Beira Interior.

Raimundo, Neuza Sofia Saramago (2013). Prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora, em Ensino do Português no 3ºCiclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário. CIEP – Universidade de Évora.

Ramos, Mariana Adosinda de Oliveira (2013). O Vídeo como Instrumento Pedagógico para o Ensino da LE/2. FLUP – Universidade do Porto.

Reis, Helena (2013). Relatório apresentado no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada: ensino de português no 3º ciclo de ensino básico e ensino secundário e de espanhol/francês nos ensinos básico e secundário. CIEP – Universidade de Évora.

Ribeiro, Carla Gil (2013). A curta-metragem como recurso didático para a aula de E/LE. FLUC – Universidade de Coimbra.

Ribeiro, Carla Maria Barbosa Coutinho (2013). Relatório no âmbito da unidade curricular de prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Ribeiro, Ivone Pinto (2013). Recurso à Imagem no Ensino do Espanhol Língua Estrangeira para o Desenvolvimento da Competência Oral. FLUP – Universidade do Porto.

Ribeiro, Silvia Isabel Martins (2013). Os exercícios de lacuna de informação como motivadores da comunicação oral. FLUP – Universidade do Porto.

Rodrigues, Amália da Encarnação Lourenço (2013). A correção do erro na produção escrita dos alunos de Espanhol/Lingua Estrangeira do 8º ano do Ensino Básico. FLUC – Universidade de Coimbra.

Rodrigues, Maria Antónia da Silva Portela (2013). Operacionalizando a interação escrita adequada em E/LE : uma perspetiva pragmática. FLUP – Universidade do Porto.

Rosário, Carla Sofia Pereira (2013). Desenvolvimento da expressão escrita na sala de aula: uma abordagem comunicativa. FLUP – Universidade do Porto.

Samarro, Patrícia Rico (2012). Relatório no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada relativa ao ano letivo 2011/2012. Escola Secundária André de Gouveia. CIEP – Universidade de Évora.

Santos, Ana Rita Filipe de Almeida (2013). O uso do dicionário no processo de ensino-aprendizagem no léxico em ELE. FLUP – Universidade do Porto.

Santos, Carla Sofia Castro (2013). A aquisição e o uso de vocabulário nas aulas de Espanhol como língua estrangeira (níveis iniciais). FLUP – Universidade do Porto.

Santos, Nuno Filipe de Araújo Machado dos (2013). Uma proposta de integração das competências em TIC no ensino de Espanhol Língua Estrangeira. FLUL – Universidade de Lisboa.

Santos, Sandra Almeida dos (2013). Cultura e Representações Culturais. Abordagem experimental numa turma de Português de 12º ano e de Espanhol (nível B1). FLUC – Universidade de Coimbra.

Seabra, Liliana Sofia Azevedo (2013). A competência comunicativa de alunos do 3º ciclo em aulas de línguas – um percurso de diagnóstico em torno do oral formal. FLUP – Universidade do Porto.

Silva, Ângelo Filipe Ribeiro Machado da (2013). O uso do quadro interativo multimédia no ensino do Espanhol como Língua Estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Silva, Cátia Sofia Oliveira da (2013). A Escrita Criativa aplicada ao ensino da Língua Estrangeira e da Língua Materna. FLUP – Universidade do Porto.

Silva, Maria de Fátima Cruz Moreira da (2013). Aprender a aprender – O papel da autoavaliação no processo de ensino-aprendizagem. FLUP – Universidade do Porto.

Silva, Marisa Susana Ferreira da (2013). Elaboração de materiais e atividades para o ensino da gramática nas aulas de Espanhol como língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Silva, Tânia Isabel Gomes Ferreira da (2013). A interação oral em contexto real e artificial na aula de ELE. FLUP – Universidade do Porto.

Soares, Susana das Neves Ferreira (2013). Ensino do Discurso Direto e do Discurso Indireto em Espanhol/LE. FLUC – Universidade de Coimbra.

Sousa, Nélia Celeste Bento Figueiras Alves de (2013). A aprendizagem do E/LE através do discurso humorístico. FLUC – Universidade de Coimbra.

Teixeira, Anabela Peres Felgueiras (2013). A Aprendizagem Cooperativa como forma de promover o aluno como agente social. FLUP – Universidade do Porto.

Valadar, Manuel Adriano Gonçalves (2013). O vocabulário no ensino e aprendizagem de uma L2. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Valente, Cynthia dos Reis (2013). A Notícia no processo de Aprendizagem de línguas: perspetivas de abordagem didática. FLUP – Universidade do Porto.


2012

Aguiar, Maria de Fátima da Costa (2012). O contrato de leitura como elemento motivador da leitura nas disciplinas de Português e de Língua Estrangeira (Espanhol). FLUP – Universidade do Porto.

Almeida, Maria Manuela de Sousa Freitas (2012). O processo de aprendizagem de ELE – um estudo com alunos de secundário. DEP – Universidade de Aveiro.

Almeida, Maria Paula Correia de Melo e Ferreira de (2012). A avaliação da expressão oral em Espanhol Língua Estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Almeida, Milene de Jesus Barrocas do Estanque (2012). Relatório apresentado no âmbito da prática de ensino supervisionada – Externato António Sérgio: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol/francês nos ensinos básico e secundário. ICEP – Universidade de Évora.

Almeida, Natália Filipa Lopes de (2012). Estudos das Imagens e dos Estereótipos associados a Espanha e aos espanhóis – uma proposta didática para a aula de ELE. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Almeida, Paula Cristina Pinho de (2012). A relação entre os aspetos socioculturais e os materiais didáticos no ensino da língua inglesa e O ensino de conteúdos socioculturais em E/LE e a sua contribuição para a (des)construção da imagem de Espanha e dos espanhóis. FLUP – Universidade do Porto.

Araújo, Susana Santos Marques de (2012). Más allá de los tópicos: a cultura no ensino de Espanhol Língua Estrangeira. FLUL – Universidade de Lisboa.

Branco, Aida Margarida de Lima (2012). Melhorar a competência oral: planificação do discurso. FLUP – Universidade do Porto.

Beirão, Ana Maria Bernal Palmeiro Lopes (2012). Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz. CIEP – Universidade de Évora.

Bom, Raquel Guerreiro (2012). Relatório apresentado no âmbito da prática de ensino supervisionada – Agrupamento de Escolas de Redondo – EB2,3/S Dr. Hernâni Cidade. CIEP – Universidade de Évora.

Cabo, Dália da Conceição Ramalho Gil (2012). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Caçador, Regina Maria Bosa (2012). Relatório no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada: habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol no ensino básico e secundário. CIEP – Universidade de Évora.

Capela, Isabel Marques Ferreira (2012). O ensino do vocabulário, em particular dos falsos amigos, em ELE. DEP – Universidade de Aveiro.

Cardoso, Ana Isabel Cunha (2012). O Trabalho cooperativo na Aula de Espanhol Língua Estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Cardoso, Carla Alexandra Sousa (2012). Aprendizagem de vocabulário na aula de L2. Das palavras isoladas às colocações. FLUP – Universidade do Porto.

Cardoso, Maria de Lurdes Martins (2012). Tratamento didático do erro na produção escrita dos alunos de ELE. DEP – Universidade de Aveiro.

Casaca, Maria Manuela Carreira (2012). O cinema na aula de espanhol lingua estrangeira. FLUL – Universidade de Lisboa.

Coelho, Maria Carolina da Costa e Silva (2012). Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada: habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário. CIEP – Universidade de Évora.

Cortes, Guilherme Miguel Cachené (2012). Relatório apresentado no âmbito da prática de ensino supervisionada – Escola Secundária D. Sancho II de Elvas: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol/francês nos ensinos básico e secundário. CIEP – Universidade de Évora.

Costa, Eva Maria dos Santos Martins Ferreira (2012). O ensino e aprendizagem de línguas próximas – o caso específico da estrutura comparativa do adjetivo. FLUP – Universidade do Porto.

Couto, Maria Margarida Glória do (2012). Os verbos de cambio na aula de Espanhol Língua Estrangeira. FLUL – Universidade de Lisboa.

Cruz, Liliana Ferreira da (2012). As interferências no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira (espanhol) por um nativo português. FLUP – Universidade do Porto.

Fernandes, Carla Alexandra Cardoso (2012). As interferências lexicais entre o Português e o Espanhol: os falsos amigos. FLUP – Universidade do Porto.

Ferreira, Maria Emília do Couto (2012). O video na aula de ELE:estratégia para a compreensão auditiva. FLUP – Universidade do Porto.

Ferreira, Maria de Fátima Monteiro Soares Martins (2012). O Texto Poético na aula de E/LE. FLUP – Universidade do Porto.

Ferreira, Marlene José Castro (2012). As atividades cinestésicas como ferramenta de aprendizagem e de controlo da disciplina. FLUP – Universidade do Porto.

Fontinha, Sandra Cristina dos Santos (2012). Relatório de prática de ensino supervisionada, realizada na Escola Secundária Conde de Monsaraz: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol/francês nos ensinos básico e secundário. ICEP – Universidade de Évora.

Fraga, Célia Helena Carneiro (2012). Verbos de movimento e preposições: reflexão linguística na aula língua materna e interferências da língua portuguesa na aprendizagem de espanhol língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Gomes, Elsa Patrícia Fonseca (2012). O jogo didático como estratégia de aferição, revisão e consolidação da aprendizagem no âmbito das Unidades Didáticas. FLUP – Universidade do Porto.

Gonçalves, Cristina Luísa Maia (2012). A competência gramatical: as atividades controladas e livres. FLUP – Universidade do Porto.

Guimarães, Sara Maria de Sousa (2012). Estratégias de Motivação no Ensino e Aprendizagem das Expressões Idiomáticas da Língua Estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Lages, Helena Fernandez Carneiro (2012). A coavaliação nas aulas de Língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Lago, Cristina Vieira Correia do (2012). O Uso de Anúncios Televisivos na Aula de Língua Estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Leão, Rosalba Andreia de Sousa (2012). Exercícios de audição: sua importância na aprendizagem e melhoria da comunicação dos alunos. FLUP – Universidade do Porto.

Lourenço, Ricardo Jorge da Silva Pais Martins (2012). Transferência na aquisição de línguas próximas: expressões idiomáticas. Universidade de Aveiro – DEP.

Luís, Martins, Júlio Renato Mendes (2012). Do espartilho dos livros de texto à liberdade no desenho dos materiais didáticos. FLUP – Universidade do Porto.

Jacob, Sandra Maria Reis Trindade Santos (2012). A Produção Escrita em Trablaho Colaborativo na Aula de LE: Processos de Operacionalização. FLUP – Universidade do Porto.

Macário, Cláudia Maria Borges de Moura (2012). Materiais Reais Audiovisuais na Internet. FLUP – Universidade do Porto.

Malha, Cláudia Filipa Dias Rodrigues (2012). Relatório de estágio da prática pedagógica supervisionada. FCHS – Universidade do Algarve.

Marques, Patrícia Alexandra Bernardo (2012). Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária c/ 3º ciclo Diogo de Gouveia, em Beja. CIEP – Universidade de Évora.

Marques, Rute Isabel Nunes (2012). Relatório correspondente à unidade curricular prática de ensino supervisionada: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário do português e de espanhol nos ensinos básico e secundário. CIEP – Universidade de Évora.

Marques, Teresa Cristina Duarte (2012). Imagens do espanhol em alunos do ensino secundário. Universidade de Aveiro – DEP.

Martins, Sara Cristina Oliveira (2012). O teatro como prática comunicativa na aula ELE. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Melo, Abarícia Joselina Faria de (2012). Rumo à Competência Comunicativa Intercultural: propostas de trabalho para a sala de aula. FLUP – Universidade do Porto.

Monteiro, Laura Inês Vieira de Carvalho (2012). A importância do trabalho cooperativo para um ensino autónomo na aula de Espanhol língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Monteiro, Maria Cristina Pinto Martins Gonçalves (2012). A avaliação da expressão escrita em Espanhol língua estrangeira Como corrigir a expressão escrita em contexto sala de aula. FLUP – Universidade do Porto.

Morais, Ana Paula Lopes Miranda de (2012). Análise Contrastiva de Textos Literários Clássicos no Ensino /Aprendizagem de Português LM e Espanhol LE. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Moreira, Lucélia Patricia Andrade (2012). A imagem e o humor como facilitadores da aquisição do léxico. FLUP – Universidade do Porto.

Moreira, Maria Elisa Baptista da Silva Faria (2012). A importância dos trabalhos de grupo e em pares para a produção oral numa aula de Espanhol Língua Estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Moura, Andrea Viana de (2012). A Aprendizagem Intercultural – O plano emocional como potenciador da aprendizagem de uma L2. FLUP – Universidade do Porto.

Moutinho, Graça Maria Ferreira (2012). A autoavaliação no processo de ensino-aprendizagem. FLUP – Universidade do Porto.

Neves, Elena Cheveleva das (2012). Tarefas comunicativas a partir de textos literários: texto literário no processo de ensino: aprendizagem de Espanhol como língua estrangeira. FLUL – Universidade de Lisboa.

Neves, Maria Vitória Martins (2012). Relatório final da prática pedagógica supervisionada. FCHS – Universidade do Algarve.

Neves, Neves, Mónica Andrea de (2012). Educação emocional-motivar e ensinar a aprender nas aulas de espanhol como língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Nunes, Susana da Costa (2012). O uso da imprensa na aula de espanhol como língua estrangeira e na aula de português como língua materna. Universidade de Trás-os-Montes.

Oliveira, Jacinta Marta Peixoto de (2012). A caminho do saber sociocultural: do estereótipo à realidade. ILCH – Universidade do Minho.

Oliveira, Raquel Vazquez de (2012). Memória, estratégias de aprendizagem e autonomia do aluno. FLUP – Universidade do Porto.

Pais, Marla Sofia Marques (2012). Estratégias de motivação para o ensino-aprendizagem da língua espanhola – proposta de atividades. FLUP – Universidade do Porto.

Pereira, Anabela da Silva Oliveira (2012). A cor, o som, o gosto e o gesto na aprendizagem de ELE – sensação para a motivação. FLUP – Universidade do Porto.

Pereira, Palmira Maria dos Santos Louvado (2012). O Papel da Cultura e Literatura no Ensino de uma Língua Estrangeira. O conto como ferramenta. FLUP – Universidade do Porto.

Pereira, Monica Sofia Braz (2012). Aquisição e Aprendizagem do Português em Contextos Multilingues, Comunidades Portuguesa e Hispânica nos EUA – Conceitos, teorias e prática. FLUP – Universidade do Porto.

Pereira, Sandra Cristina da Silva (2012). O papel dos marcadores do discurso na elaboração de comentários escritos na aula de Espanhol Língua Estrangeira. FLUL – Universidade de Lisboa.

Pérez Pérez, Noemí (2012). Análisis del contenido cultural en libros de texto de español como lengua extranjera destinados a estudiantes portugueses. Universidade do Porto.

Pinheiro, Susana Filipa Jorge (2012). O audiovisual e o Uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas ao Ensino de ELE. FLUP – Universidade do Porto.

Ramalho, Lisete de (2012). Prática de Ensino Supervisionada na área de especialização do Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Francês nos Ensinos Básico e Secundário realizado na Escola Secundária Diogo de Gouveia. ICEP – Universidade de Évora.

Ramos, Vera Mónica Santos (2012). A banda desenhada como recurso didático nas aulas de Espanhol, Língua Estrangeira. FLUL – Universidade de Lisboa.

Raposo, Nádia Filipa da Silva (2012). Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário. ICEP – Universidade de Évora.

Ribeiro, Sandra Cristina Andrade Ribeiro (2012). A cultura espanhola e hispano-americana como elemento facilitador e motivador da aprendizagem de conteúdos formais na aula de espanhol língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Rocha, Andrea da Silva (2012). O recurso à publicidade para desenvolvimento das atividades escritas na aula de língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Rocha, Carla Maria Páscoa (2012). Prática de Ensino Supervisionada na área de especialização do Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol dos Ensinos Básico e Secundário. ICEP – Universidade de Évora.

Samora, Cátia Isabel Benavente (2012). Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário. ICEP – Universidade de Évora.

Sánchez, Mary Bell da Silva (2012). A exploração dos conteúdos socioculturais através dos Jornais. FLUP – Universidade do Porto.

Santos, Tânia Sofia Moura (2012). Quebrar estereótipos na aula de ELE, seguindo uma perspetiva intercultural. FLUP – Universidade do Porto.

Santos Torres, Oscar Eduard dos (2012). O espanhol em Espinho: que futuro?. DEP – Universidade de Aveiro.

Saraiva, Sofia Alexandra da Costa (2012). La evaluación de la comprensión lectora de alumnos portugueses em español lengua extranjera. FLUL – Universidade de Lisboa.

Saúde, Manuel Francisco Falé (2012). Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola B 2, 3 Ferreira de Castro, Mem Martins: habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário. ICEP – Universidade de Évora.

Silva, Ana Maria Oliveira da (2012). Inclusão de Alunos com NEE (Mutismo Seletivo) nas Aulas Regulares de Língua Estrangeira – Espanhol. FLUP – Universidade do Porto.

Silva, Carla Marisa Oliveira da (2012). A Cultura e a Aula. FLUP – Universidade do Porto.

Silva, Eunice Maria de Amorim e (2012). Acentuação gráfica em encontros vocálicos do Português e do Espanhol. FLUP – Universidade do Porto.

Silva, Sonia Castorina Teixeira da (2012). As atividades de motivação iniciais como motor da aprendizagem. FLUP – Universidade do Porto.

Sousa, Lara Patrícia Fernandes de (2012). Estratégias de ensino-aprendizagem da gramática d Espanhol/Língua Estrangeira nos manuais escolares. FLUP – Universidade do Porto.

Sousa, Paula Cristina Moreira de Sousa (2012). O Uso da Imagem no Ensino das Línguas Estrangeiras. FLUP – Universidade do Porto.

Sousa, Sílvia Alexandra Magalhães de (2012). O recurso ao jogo lúdico no ensino de ELE. FLUP – Universidade do Porto.

Teixeira, Cidália Maria da Costa (2012). O ensino da cultura e as estratégias interculturais para a reformulação das representações de Espanha nos alunos de ELE iniciação. FLUP – Universidade do Porto.

Teixeira, Gabriela Maria Guedes (2012). As curtas-metragens nas aulas de ELE. FLUP – Universidade do Porto.

Tomás, Ana Patrícia Marques André Martins (2012). O relato das emoções: uma tarefa para a aula de E/LE – nível A2. FLUL – Universidade de Lisboa.

Vasconcelos, Maria Helena Belona (2012). Estereótipos culturais em manuais escolares de ELE nível A2 do 3º CEB. DEP – Universidade de Aveiro.

Vaz, Marisa de Fátima Ferreira (2012). Juego de Roles na aprendizagem da língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Veloso, Ana Cláudia Ribeiro Dantas (2012). As visitas de estudo a Espanha: Propostas de visitas de estudo com fichas-guia. OLD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Vieira, Diana Aurora da Silva (2012). A banda desenhada como recurso para estimular a aprendizagem da gramática nas aulas de línguas estrangeiras. FLUP – Universidade do Porto.

Vieira, Maria França Teles (2012). Materiais literários para o ensino de línguas: o caso do romance breve. FLUP – Universidade do Porto.

Pages: 1 2 3 4 5 6

Translate »