Teses e dissertações – ELE/LA


2011

Abreu, Maria João Soares Moreira de (2011). O papel da interacção oral nas aulas de ELE. FLUP – Universidade do Porto.

Afonso, Patrícia de Guadalupe Pereira (2011). Habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário. CIEP – Universidade de Évora.

Apolinário, Verónica Maria dos Santos (2011). Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário. CIEP – Universidade de Évora.

Arguelles, Elisabete Rosa Martins (2011). Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Básica 2,3 de Monforte. CIEP – Universidade de Évora.

Batista, José António Flambó Afonso (2011). A abordagem da compreensão auditiva e sua avaliação no ensino de E/LE, no Ensino Secundário (11.º Ano – Nível de Iniciação). Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Bernardino, Rosa Maria Fernandes (2011). Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2010/2011 no Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém EB Frei André da Veiga: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário. CIEP – Universidade de Évora.

Cardador, Sónia Fialho (2011). Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário. CIEP – Universidade de Évora.

Casaca, Célia Alexandra Afonso (2011). Relatório e ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário: Relatório apresentado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Secundária com 3º Ciclo D. Manuel I – Beja. CIEP – Universidade de Évora.

Coelho, Tiago Augusto Rodrigues Lopes (2011). Poderá o uso de materiais autênticos durante a aula aumentar os níveis de motivação dos alunos? FLUP – Universidade do Porto.

Conceição, Elisabete Maria Gonçalves da Silva (2011). Relatório apresentado no âmbito da prática de ensino supervisionado: Centro de Formação Profissional de Beja. CIEP – Universidade de Évora.

Crespo, Eva da Silva (2011). Relatório de Estágio. CIEP – Universidade de Évora.

Cristóvão, Sandra Maria dos Santos (2011). Prática de Ensino Supervisionada na área de especialização do Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol dos Ensinos Básico e Secundário. CIEP – Universidade de Évora.

Fernández, Olivia (2011). Luis Buñuel en la Clase de Español/LE: diseño de actividades a partir de Los Olvidados y Nazarín. FCHS – Universidade do Algarve.

Ferreira, Cristina Maria de Sousa Dias (2011). Relatório correspondente á unidade curricular prática de ensino supervisionada. CIEP – Universidade de Évora.

Figueira, Maria João Cidade Conde (2011). Relatório da prática de ensino supervisionada no ano lectivo de 2009/2010: ensino de português e espanhol. ICEP – Universidade de Évora.

Figueiredo, Maria Cristina Pereira Tibério Caramelo Abrantes de (2011). Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário. ICEP – Universidade de Évora.

Gama, Maria Luísa Frade Amoroso (2011). O ensino da língua estrangeira numa perspectiva intercultural. FAL – Universidade da Beira Interior.

Gonçalves, Nuno Jose Silva (2011). O conto na aula de Espanhol/Língua Estrangeira: contributos para uma abordagem didáctica. FLUP – Universidade do Porto.

Guarda, Cátia Confraria (2011). A expressão escrita no ensino do espanhol como Língua Estrangeira. ILCH – Universidade do Minho.

Jesus, Susana de La Salete Teixeira Loureiro de (2011). Competência existencial – atitudes e valores na aprendizagem do Espanhol como língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Lima, Joana Maria de Coelho (2011). As tiras cómicas como recurso nas aulas de língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Martins, Teresa Maria Rodrigues (2011). Relatório apresentado no âmbito da prática de ensino supervisionada agrupamento de Escolas do Redondo – EB2,3/S Dr. Hernâni Cidade. ICEP – Universidade de Évora.

Moleiro, Marta Sofia Rodrigues dos Santos (2011). A exploração da canção na aula de espanhol como língua estrangeira. FLUL – Universidade de Lisboa.

Moreira, Nancy Barreto (2011). Estudar melhor para aprender melhor – Auto-regulação da aprendizagem e das estratégias de estudo na promoção do sucesso escolar. FLUP – Universidade do Porto.

Mota, Stéphanie Olívia Fernandes da (2011). O ensino-aprendizagem dos determinantes do espanhol: Análise dos erros cometidos por alunos lusófonos do 3º Ciclo do Ensino Básico. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Pandeirada, Margarida Maria de Jesus Simões (2011). A imagem como recurso para potenciar as destrezas produtivas. FLUP – Universidade do Porto.

Paulos, Ana Maria Dias (2011). O erro na expressão escrita dos alunos de ELE: – Estratégias de autocorrecção e superação. FLUP – Universidade do Porto.

Pinto, Zelinda Iraíde Cohen Torres (2011). O peer tutoring nas aulas de língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Pires, Ana Cristina Antunes (2011). O cinema na sala de aula – Contributos sobre a utilização do cinema na aula de língua estrangeira (Espanhol). FLUP – Universidade do Porto.

Pombinho, Sílvia Maria Martins (2011). Relatório científico da prática pedagógica supervisionada. FCHS – Universidade do Algarve.

Sampaio, Elisabete da Costa (2011). Estratégias e actividades de motivação para a aula: importância das mesmas para o envolvimento do aluno no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Santos, Joana Filipa Alves Real dos (2011). As actividades de motivação. FLUP – Universidade do Porto.

Silva, Elisabete Joaquina Oliveira da (2011). A auto-avaliação nas aulas de línguas estrangeiras. FLUP – Universidade do Porto.

Silva, Joana Maria Carvalho e (2011). Relatório apresentado no âmbito da prática de ensino supervisionada: Escola Secundária c/3º CEB de Gil Eanes. ICEP – Universidade de Évora.

Silva, Sandra Catarina Gomes Neto da (2011). O contributo do texto poético na (des)construção da identidade sociocultural do aluno. FLUP – Universidade do Porto.

Sousa, Teresa Cristina Pereira Eloi de (2011). A competência sociocultural no ensino de espanhol língua estrangeira a alunos portugueses (nível A1). FLUL – Universidade de Lisboa.

Suzano, Cláudia Susana Ventura Vilas (2011). Prática de Ensino Supervisionada na área de especialização do Mestrado em Ensino do Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário. ICEP – Universidade de Évora.

Urbano, Maria Manuel Conim da Costa (2011). Escrita e reescrita em aulas de L1 e L2. FLUP – Universidade do Porto.

Teles, Maria de Fátima Coelho (2011). Relatório em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, Escola Secundária Gabriel Pereira, Évora. ICEP – Universidade de Évora.

Valente, Cátia dos Reis (2011). Perspectivas de reflexão gramatical no ensino de línguas: proposta de actividades. FLUP – Universidade do Porto.

Valéria, Cátia Liliana Pimenta (2011). As novas tecnologias ao serviço da pedagogia da interacção oral. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Verdelho, Telmo (2011). A inferência lexical entre as estratégias de compreensão escrita em alunos portugueses de espanhol língua estrangeira. FLUL – Universidade de Lisboa.


2010

Canholas, Vera Cristina Gomes (2010). A literatura na aula de espanhol língua estrangeira(ele): a leitura do texto “Jóvenes y verdes” de Bernardo Atxaga-proposta didáctica. FCSH: DLCLM – Universidade Nova de Lisboa.

Faria, Anabela Pereira de (2010). Produção de materiais didácticos para orientar a compreensão leitora em textos breves. FLUP – Universidade do Porto.

Guerra, Maria Cristina Gonçalves (2010). O oral na sala de aula : contributos para o seu ensino em língua materna e em língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Jesus, Carina Horta de (2010). Relatório da prática pedagógica supervisionada. FCHS – Universidade do Algarve.

Leal, Cécile da Silva (2010). A pronúncia nas aulas de língua estrangeira : estratégia de investigação aplicada às aulas de inglês e espanhol para falantes portugueses. FLUP – Universidade do Porto.

Mangas, Carlos Alberto Botequilha (2010). Prática pedagógica supervisionada. FCHS – Universidade do Algarve.

Martins, Sónia Marlene Pereira (2010). Compreensão auditiva na aula de línguas : materiais audiovisuais. FLUP – Universidade do Porto.

Moscoso, Maria da Conceição Lopes (2010). As TIC no ensino do Espanhol Língua Estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Pinho, Sandra Raquel Neves (2010). O desenvolvimento da compreensão leitora através do conto. FLUP – Universidade do Porto.

Rocha, Hugo Alexandre Santos da (2010). A perspectiva intercultural na aula de língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Santos, Maria João Gomes da Silva (2010). Actividades dinâmicas e a motivação nas aulas de língua estrangeira. FLUP – Universidade do Porto.

Silva, Vera Mónica da Costa e (2010). A importância do jogo dramático nas aulas de língua. FLUP – Universidade do Porto.

Vieira, Graça de Jesus Gouveia (2010). Las inteligencias múltiples aplicadas en la clase de español lengua extranjera. FLUL – Universidade de Lisboa.


2009

Carvalho, Susana Rita de Jesus (2009). Ensino da língua espanhola em Portugal: que metodologias? ILCH – Universidade do Minho.

Faria, Vânia Madalena Sampaio (2009). Oralidade na aula de línguas: desenho de materiais. FLUP – Universidade do Porto.

Miranda, Ana Margarida Barbosa (2009). Expressão escrita e coesão lexical em textos de alunos de Português e Espanhol. FLUP – Universidade do Porto.

Moniz, Lina Marta (200). Os acentos tónicos e gráfico nas línguas portuguesa e espanhola. FLUP – Universidade do Porto.

Palma, Cristina Maria Balbino (2009). Expressões fixas adverbiais: descrição léxico-sintáctica e subsídios para um estudo contrastivo português-espanhol. FCH – Universidade do Algarve.

Syder, Maria José Arnaut (2009). A compreensão leitora : estudo realizado durante a iniciação à prática profissional de Português e Espanhol. FLUP – Universidade do Porto.

Pages: 1 2 3 4 5 6

Translate »