Appele

Disseminação de Práticas de Referência

Estão abertas as inscrições para participar, de forma gratuita, no seminário/webinar “Disseminação de Práticas de Referência no âmbito das Aprendizagens Essenciais”, a realizar no dia 5 de dezembro de 2020, entre as 9:30 e as 13:30, na plataforma Zoom da APPELE.

Inscrição em: https://forms.gle/7QqXjF6grsZRduLT6

Neste seminário, organizado pela APPELE com o apoio da DGE, será abordada a articulação das Aprendizagens Essenciais com o quadro de Autonomia e Flexibilidade Curricular e com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Nota: Inscrições abertas até 04/12/2020.

J. León Acosta

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

9:30 – 10:15

+ 15m

O lugar das Aprendizagens Essenciais entre os documentos de referência para o ensino de Espanhol
  • Génese: do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória às AE.
  • As AE e os programas homologados de Espanhol para o ensino pré-universitário.
  • Harmonização dos objetivos ao longo dos ciclos de ensino.
  • Estrutura das AE.
  • Mobilização das AE: ensino, aprendizagem e avaliação.
León Acosta é licenciado em Filologia Românica (Universidade de Granada), pós-graduado em Línguas e Literaturas Românicas (Universidade de Granada) e em Linguística (Universidade de Lisboa). Leitor do Departamento de Linguística Geral e Românica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, desde 1991, coordena a equipa científico-pedagógica de avaliação de manuais de espanhol como língua estrangeira, na mesma faculdade, desde 2011. Dirige o Centro de Exames de Português Língua Estrangeira da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, desde 2019. Autor, coautor e/ou consultor dos programas de Língua Espanhola para o ensino básico e secundário (1996-2006), coordenou a equipa de Aprendizagens Essenciais para Espanhol (2017-2019). Outros cargos: Membro do Conselho Científico do Instituto de Avaliação Educativa – IAVE – I.P., desde 2012;  Conselheiro do Conselho Nacional de Educação, desde 2015; Presidente da Associação Portuguesa de Professores de Espanhol LínguaEstrangeira – APPELE, desde 2017.
Maria João Pereira

Escola Secundária Inês de Castro, V.N. de Gaia

10:30 – 11:00

+ 15m

Autonomia, flexibilidade e interdisciplinaridade na gestão das Aprendizagens Essenciais
  • Fundamentos da Autonomia e Flexibilidade Curricular.
  • Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Básica e Aprendizagens Essenciais.
  • Metodologias ativas na sala de aula e interdisciplinaridade.
Maria João Pereira, doutorada em literatura portuguesa contemporânea, possui ainda mestrado em educação e curso de especialização em supervisão pedagógica. É professora do grupo 300 na Escola Secundária Inês de Castro e formadora em didática específica, Autonomia e Flexibilidade Curricular e Avaliação. No presente momento é professora em mobilidade estatutária no CFAE Aurélio da Paz dos Reis como representante da Autonomia e Flexibilidade Curricular.
Pausa

11:15 – 11:30

Judite Carvalho

Agrupamento de Escolas de Aveiro

11:30 – 12:00

+ 15m

“Flexibilidade curricular e abordagens pedagógicas nas línguas” – do trabalho autónomo para o trabalho colaborativo, como?!
  • Atuais medidas de política educativa, ao nível do currículo nacional; princípios orientadores de práticas integradas de gestão flexível do currículo: flexibilização pedagógica e curricular; trabalho colaborativo entre professores e cooperativo entre alunos.
  • Trabalho de natureza disciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar. Dinâmicas/abordagens pedagógicas diferenciadas e centradas nos alunos, nas diferentes áreas disciplinares das Línguas.
  • Conceção e monitorização de projetos num trabalho de natureza colaborativa: identificação de ações dos docentes e dos alunos nas diferentes fases do trabalho por projeto – planeamento, desenvolvimento e avaliação; identificação de potencialidades, desafios e estratégias no âmbito do trabalho cooperativo entre alunos; coordenação de projetos e reflexão sobre dificuldades emergentes e estratégias para as ultrapassar; métodos e técnicas de e para a avaliação das aprendizagens no contexto do trabalho colaborativo.
Judite Carvalho é professora do quadro do Agrupamento de escolas de Aveiro. Nasceu há 53 anos em Hamburgo. Em Portugal fez os seus estudos do 7º ao 12º em Braga. Ingressou na Universidade de Aveiro em 1985 e todo o restante percurso profissional tem sido feito em Aveiro. Só trabalhou nas escolas do Centro de Aveiro, o que, nas suas palavras, nem sempre é um aspeto positivo, pois fica-se com o desconhecimento de outras realidades. Está no ensino há mais de 30 anos e já teve todos os cargos à exceção do de Coordenadora dos diretores de turma. Já lecionou todos os níveis de ensino diurno e noturno, desde o ensino regular ao Profissional, passando pelas Unidades Capitalizáveis ao Vocacional. Possui uma Licenciatura em Ensino de Inglês e Alemão e um Mestrado em Didática das Línguas Estrangeiras – Especialidade - Alemão ambos obtidos na Universidade de Aveiro. Possui formação especializada em Administração Escolar. Tem sido orientadora de estágio em Alemão e Inglês desde 1991. Tem formação nas mais variadas áreas pedagógicas e educativas. É formadora em Didática das Línguas Estrangeiras e em Autonomia e Flexibilização Curricular.
Gina Gueidão

Escola Secundária Viriato, Viseu

12:15 – 12:45

+ 15m

Experiências pedagógicas à luz dos documentos curriculares de referência
  • Atividades colaborativas com vista à interdisciplinaridade.
  • Estratégias pedagógicas inclusivas facilitadoras da construção do conhecimento.
  • Reflexão sobre os desafios do professor de hoje.
Gina Gueidão concluiu a licenciatura em Ramo de Formação Educacional em Línguas e Literaturas Modernas, variante de estudos franceses e espanhóis, em 2001, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É professora do quadro da Escola Secundária Viriato desde 2009. Tem experiência de ensino em escola de línguas. É coautora de obras didáticas no âmbito do ensino das línguas francesa e espanhola. Integrou os órgãos associativos da APPELE em 2005; desempenha atualmente funções na Direção, tendo sido também membro da mesa da Assembleia Geral.
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