Appele

Concurso de Vídeos APPELE – 2026

REGULAMENTO DO CONCURSO

1. Apresentação

A Associação Portuguesa de Professores de Espanhol Língua Estrangeira (APPELE) organiza anualmente um concurso de vídeos. A edição de 2026 está dedicada ao tema “Ciudadanía”. Os alunos que desejem participar terão de abordar nos seus vídeos narrativas realistas ou ficcionadas sobre algum dos temas relacionados com a área de cidadania, tendo como foco a participação cívica dos alunos e usando o espanhol como veículo de expressão.

2. Objetivos

Este concurso é promovido com o objetivo de:

a)  Potenciar a motivação para a aprendizagem da língua espanhola e das culturas hispânicas;

b) Estimular a utilização criativa de recursos audiovisuais pelos alunos;

c) Desenvolver as competências de comunicação em língua espanhola;

d) Envolver os participantes no trabalho colaborativo turma/escola;

e) Divulgar e partilhar os produtos digitais desenvolvidos nas várias escolas;

f) Promover a ligação com a comunidade educativa na área do espanhol.

3. Destinatários

O concurso destina-se a alunos da disciplina de Espanhol do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário a frequentar escolas portuguesas públicas ou privadas.

Haverá obrigatoriamente um professor responsável que acompanhará a candidatura, garantindo o cumprimento das regras aplicáveis à recolha de imagens e às autorizações necessárias, nomeadamente de participação dos alunos envolvidos neste concurso.

Os alunos podem concorrer organizados em equipas que, para além do professor responsável, têm o limite máximo de 30 alunos.

O concurso contempla duas categorias de candidatura:

a) 3.º ciclo do ensino básico;

b) Ensino secundário.

4. Especificações dos projetos

4.1. Características:

a) Consideram-se a concurso os projetos cujas narrativas sejam elaboradas digitalmente e em equipa por alunos dos níveis de ensino acima identificados;

b) Os produtos digitais têm de incluir texto oral e/ou escrito em língua espanhola, além das imagens; 

c) No caso de utilização de dados e informações históricos, culturais, etnográficos, etc. devem sempre ser indicadas as fontes;

d) Só serão admitidos a concurso vídeos em que seja identificável o rosto das pessoas filmadas se houver um consentimento prévio a autorizar a divulgação da sua imagem. Será disponibilizado um modelo de autorização na página web do concurso.

4.2. Formato e envio dos trabalhos

a) Poderão ser enviados vídeos no formato MP4 com a resolução HD mínima de 720p (1280 x 720);

b) O trabalho final deve ser registado em vídeo digital, em formato descarregável, e enviado para o email appele.concursos@gmail.com;

c) O ficheiro de vídeo terá a duração mínima de 1 minuto e máxima de 5 minutos, incluindo o título nos fotogramas iniciais e a ficha técnica nos finais.

5. Candidatura

5.1. Candidatos

a) Os projetos devem ser realizados sob supervisão de um docente;

b) Considera-se como candidata uma turma ou equipa, do mesmo estabelecimento, com um número máximo de 30 alunos;

c) Cada escola pode concorrer com o número de projetos que considerar exequível;

d) Os candidatos são responsáveis pela originalidade dos trabalhos apresentados, garantindo a respetiva autoria e assumindo toda a responsabilidade decorrente de eventuais reclamações de terceiros, no que diz respeito à violação de direitos de propriedade intelectual, ou outros que decorram da lei aplicável.

5.2. Inscrição

a) A candidatura formaliza-se mediante o preenchimento de um formulário de inscrição disponível na página web do concurso;

b) Cabe ao docente responsável, por cada turma/equipa participante, preencher o formulário de inscrição online, assim como enviar os trabalhos finais;

c) Os dados de identificação – nome completo dos participantes – devem ser incluídos no formulário de inscrição.

6. Prazos

a) A inscrição no concurso, através do preenchimento do formulário próprio, e o envio do(s) projeto(s) devem ser realizados até 17 de abril de 2026.

b) O período de apreciação dos projetos decorrerá até 17 de maio de 2026.

c) Os resultados do concurso serão dados a conhecer no dia 18 de maio de 2025.

d) A cerimónia de entrega de prémios terá lugar no dia 3 de junho de 2026, em sessão online.

f) A divulgação dos vídeos premiados será feita nos canais digitais da APPELE.

7. Critérios de apreciação

Os projetos a concurso serão apreciados de acordo com os seguintes critérios:

a) Conformidade com o tema do concurso;

b) Originalidade/criatividade;

c) Qualidade técnica – imagens, sons, grafismo e montagem – dos vídeos apresentados;

d) Identificação de todas as fontes utilizadas, quando aplicável;

e) Evidência documentada da participação dos alunos.

8. Júri

O júri do concurso será constituído por 5 elementos, nomeados pela direção da APPELE, podendo integrar 1 elemento convidado de reconhecida experiência na área da utilização educativa das TIC.

Das decisões do júri não haverá lugar a recurso.

9. Prémios

Serão premiados, em cada categoria, os 3 melhores vídeos selecionados pelo júri do concurso, desde que este considere que haja vídeos que reúnam cumulativamente qualidade técnica e multimodal para serem premiados.

O júri reserva-se o direito de atribuir prémios ex aequo.

Todas as turmas ou equipas (alunos, professores e escola) participantes receberão um certificado de participação e serão atribuídos prémios aos vencedores de cada categoria.

Os prémios a atribuir aos selecionados são:

  1. Livros e jogos para as escolas no valor aproximado de 150 euros ao primeiro prémio, de 100 euros ao segundo e de 50 euros ao terceiro prémio;
  2. Ao professor vencedor de cada uma das categorias será dada a possibilidade de frequentar um curso de formação, ministrado através do centro de formação da APPELE, que seja da sua preferência, com oferta válida pelo período de dois anos a contar da data da publicação dos resultados.

10. Direitos de reprodução

Ao submeter os vídeos a concurso, os seus autores concedem à APPELE uma licença mundial, não exclusiva e isenta de direitos de autor, para a sua utilização.

11. Disposições finais

A participação neste concurso implica a aceitação dos termos do presente regulamento, quer pelos alunos quer pelos seus responsáveis (pais, encarregados de educação ou tutores e professores responsáveis pela candidatura).

Questões omissas neste regulamento ou outras consideradas pertinentes serão resolvidas pelos elementos constituintes do Júri.

Translate »