Appele

III Colóquio Internacional Aprolínguas 2021

ONLINE
Ensino/aprendizagem de LE no ensino presencial e online: herança, perspetivas e desafios
Universidade do Algarve, Portugal
2-3 de dezembro de 2021

Call for papers

Ficha de inscrição


A chamada de trabalhos encontra-se aberta até ao dia 15 de junho, podendo os interessados submeter as suas propostas de comunicação num dos eixos temáticos do evento.

O prolongamento das medidas de combate à pandemia obrigou-nos a repensar a educação em geral e o ensino de línguas estrangeiras em particular. A passagem do ensino presencial para o ensino online e/ou misto tem sido um desafio para docentes e discentes. Deste modo, surgiu a necessidade de analisar estes novos cenários, refletir sobre a ação docente e os recursos educativos, sem esquecer a influência das diretrizes do Quadro Comum de Referência para as línguas.

Tendo em conta que algumas mudanças geradas no passado e pela conjuntura atual devem ter vindo para ficar definitivamente, propomos que se delineie fronteiras entre heranças e práticas mais recentes, entre o tangível e o desejável, entre entusiasmo e reticências, entre gerações de professores e de estudantes, para deixar claro quais os desafios para a educação e a formação.

A APROLÍNGUAS lança o repto de fazer o balanço da situação das tendências nas abordagens do processo de ensino-aprendizagem de línguas, as teorias da língua e da aprendizagem que as sustentam, os princípios metodológicos e as práticas que as concretizam, nos últimos vinte anos depois do processo de Bolonha.

Assim, convida-se a comunidade científica a participar num dos seguintes eixos temáticos:

  • Tendências metodológicas no ensino de LE 
  • Competências dos docentes de LE
  • O uso das TIC nas aulas de LE
  • Aprendizagem Integrada de Conteúdos e da Língua (AICL) no Ensino Superior
  • LE com fins profissionais e académicos 
  • Afetividade e ensino-aprendizagem de LE 
  • Políticas linguísticas e internacionalização no Ensino Superior 

A APPELE colabora na organização do evento. Os nossos sócios têm descontos na inscrição. Consulte a tabela de preços.


ChamadaComunicacoes1_Aprolinguas_PT2021


Translate »