Appele

Nota informativa

Encontrando-nos praticamente a meio do primeiro ano de implementação generalizada das Aprendizagens Essenciais (AE), a APPELE dinamizou, no dia 23 de fevereiro de 2019, na E. S. Dr. Manuel Laranjeira, em Espinho, uma sessão pública de reflexão e balanço sobre a aplicação das Aprendizagens Essenciais de Espanhol no Ensino Básico e Secundário.

Entre os principais objetivos desta sessão estavam, para além dos anteriormente enunciados, dar a palavra aos professores, auscultá-los a respeito das suas inquietações no quadro destes documentos e clarificar questões relacionadas com os mesmos que pudessem ainda suscitar dúvidas.

Entre as questões abordadas estiveram: a correlação entre as AE e os Programas da disciplina; o processo de planificação em função dos documentos curriculares e de referência em vigor; as condições de trabalho necessárias para trabalhar de acordo com as exigências práticas dos documentos em questão; a aferição destas aprendizagens através dos exames nacionais; as necessidades de formação no domínio das AE; o papel das associações de professores neste processo; a necessidade de participação alargada e efetiva dos docentes em processos deste tipo.

Translate »