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III Colóquio Internacional em Didática e Ensino: “Reflexões Pedagógicas: da Teoria à Prática”

9 e 10 de julho de 2021. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Realização online)
O Colóquio

O III Colóquio Internacional em Didática e Ensino, cruzando as fronteiras que atravessam as ciências sociais – as Línguas, a História, a Geografia ou a Filosofia -, com o objetivo de responder aos desafios atuais nas áreas da didática e do ensino, propõe-se tratar três vetores essenciais, a saber, a Supervisão, a Flexibilidade e a Avaliação.

Com a reflexão sobre a prática da Supervisão no quadro da Formação Inicial de Professores, pretende- se incentivar uma supervisão fomentadora da escola reflexiva. Neste contexto importa desde logo discutir a prática, os conteúdos e os resultados dos portfólios de desenvolvimento (profissionalidade em construção) na elaboração do auto e hetero-conhecimento profissional; importa também aferir o potencial formativo que os relatórios indiciam sobre a possibilidade de neles se identificarem outros modos de acompanhar a sua produção.

Quanto ao eixo temático da Flexibilidade, os trabalhos centrar-se-ão na reflexão sobre questões como a flexibilidade cognitiva (Orega e Moreira, 2009) e a sua relação com a flexibilidade curricular. Que planos de estudo estabelecer? Com que grau de flexibilidade? E face aos conhecimentos considerados como essenciais em cada domínio, em cada matéria, como “acomodar” a flexibilidade? Pôr-se-á a questão diferentemente para os diversos níveis de ensino? O que se pode hoje afirmar como “certo” (Nó e Ortega, 2019) neste domínio? Um professor “flexível” motiva e torna os alunos mais autónomos? Flexibilidade, desenvolvimento, memória e motivação: que relação?

As práticas de Avaliação têm sido muito orientadas, segundo os objetivos de aprendizagens, para a atribuição de classificações. A investigação sobre avaliação tem dado atenção ao contributo da avaliação formativa no ensino e aprendizagem. Que perceções têm os/as professores/as sobre os diversos modelos de avaliação? Que contextos facilitam e/ou dificultam a realização da avaliação formativa? Nesta linha temática, pretende-se contribuir para uma discussão teórica e prática sobre práticas de avaliação situadas nos diversos níveis de ensino escolar.

Assim, convida-se a comunidade científica a apresentar propostas de comunicações subordinadas aos eixos temáticos do Colóquio, de acordo com as datas de submissão de propostas e o calendário de inscrição.

Eixos temáticos

O Colóquio incluirá conferências e comunicações subordinadas aos seguintes eixos temáticos: 

  • Supervisão.
  • Flexibilidade.
  • Avaliação.
Inscrições

Devido ao facto do Colóquio ser realizado na modalidade à distância, a inscrição é obrigatória, mas gratuita para todos os participantes.

A inscrição é feita através do envio dos dados pessoais incluindo, obrigatoriamente, o endereço de contato, mencionando a modalidade de participação (com comunicação ou ouvinte) para o endereço: colinternacional2020@gmail.com.

O prazo para o envio da inscrição é até 11 de junho de 2021.

Línguas de trabalho

Português, Espanhol, Francês e Inglês.

Circular

3.ª Circular (PT)

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