Appele

IV Edição do Prémio Óscar Romero

Está já a decorrer a IV Edição do Prémio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos Óscar Arnulfo Romero. O prémio pretende reconhecer o importante trabalho das instituições educativas e da sociedade civil dos países integrantes da OEI na defesa e promoção dos Direitos Humanos através da educação, inspirando-se no exemplo do arcebispo de El Salvador que denunciou casos de violações dos direitos humanos  tendo sido, por essa razão, assassinado no dia 24 de março de 1980, data que viria a ser consagrada pelas Nações Unidas, em 2010, como Dia Internacional pelo Direito à Verdade sobre as Violações dos Direitos Humanos e pela Dignidade das Vítimas.

Serão admitidas a concurso, até 31 de julho de 2021, candidaturas provenientes de Portugal e dos restantes países ibero-americanos. Posteriormente, e até 30 de setembro de 2021, o júri selecionará as experiências vencedoras em cada uma das categorias, sendo os vencedores nacionais anunciados na primeira quinzena de outubro de 2021. O prémio compreende 2 categorias:

A – instituições escolares (educação formal, entre 3 e 18 anos);

B – organizações da sociedade civil vinculadas ao trabalho de educação não-formal (ONG, associações, fundações etc.).

Na última edição, realizada em 2019, foram premiados o Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, de São João da Madeira e o Instituto Padre António Vieira (IPAV).

Reconhecendo o caráter excecional da situação que hoje a comunidade mundial experimenta, a OEI entende, em 2021, «enviar uma mensagem de continuidade institucional», abrangendo, nas condições de acesso ao Prémio, «projetos e iniciativas educativas que, além do direito à educação, estejam relacionados com o direito à saúde e as formas de enfrentar ou aliviar a situação provocada pela COVID-19».

Na página da OEI pode encontrar mais informação.

Translate »