Sites

Na secção Practica Español do portal da Agencia Efe, pode encontrar atividades com notícias, publicidade, vocabulário, gramática ou música, entre outros. As atividades estão etiquetadas com o nível do QECR para o qual se orientam. O site é indicado, também, para o trabalho com temas da atualidade.

Na secção dedicada à língua espanhola dentro do portal da BBC – Languages, pode encontrar um grande número de recursos de todo o tipo para o ensino e a aprendizagem autónoma. Os materiais são sempre apelativos e a atenção vai para todos os países e culturas hispânicos. O site não é atualizado há algum tempo.

No site EducaSpain pode encontrar informação diversa e de interesse para professores de ELE. Destacamos, sobretudo, a secção de Materiales, onde se podem encontrar propostas para a aula de ELE, ordenadas por níveis.

O site Eldigoras, aparecido em 2001, é um clássico dos recursos educativos online para língua, literatura e artes. A secção dedicada a ELE, ELDyELE, está recheada de recursos. 

Este site é um complemento da lista de distribuição Formespa, a lista de formação de professores de espanhol como língua estrangeira e a Comunidade Virtual de Utilizadores dessa lista. Estão registados na RedIRIS, a rede académica e de investigação que fornece serviços avançados de comunicação à comunidade científica e universitária.

Na secção Actividades para el aula de ELE pode encontrar diversos recursos: áudios ELE, vídeos ELE, canções ELE A1-A2, canções ELE B1-B2, atelier de flamenco e variedades dialetais.

O site de ProfedeELE possui um arquivo muito extenso de atividades. A entrada é por Atividades ou por Espacio Profes. Podemos encontrar desde unidades didáticas até podcasts, passando por exames, ou atividades com canções, vídeos, gramática, leitura, cultura ou vocabulário. Ou, então, ir diretamente para atividades ordenadas segundo os níveis do QECR: A1, A2, B1, B2, C1, C2.

O portal rutaEle é outro desses sites onde se pode encontrar de tudo para professores e estudantes. Na secção Materiales, podemos encontrar atividades ordenadas por conteúdos e por níveis do QECR. Também destacamos a secção Materiales recomendados.

todoELE é um dos sites mais completos para professores e estudantes de ELE. Para ter uma visão panorâmica de todos os recursos com que conta, vale a pena entrar na secção Sobre todoELE. Na secção ELE en la red, estão ordenados muitos recursos disponíveis online para o trabalho com ELE. Além da procura nos recursos didácticos, na secção Materiales, pode procurar pelas seguintes áreas:

Materiais audiovisuais:

  • O canal de Youtube SGE ELE oferece vídeos de situações reais adaptados por níveis do QECR. Estão orientados a jovens estudantes e apresentam-se quase como uma série televisiva.
  • O canal de Youtube de EnClave-ELE incorpora vídeos e listas de reprodução de temática diversa, nomeadamente as curtas-metragens Genial.
  • Video ELE oferece unidades didáticas completas sobre conteúdos linguísticos e culturais para os níveis A1, A2, B1 e B2. Incluem transcrição, guia didática, soluções e atividades interativas.

Podcasts:

  • Podcast from Spain trata temas da atualidade e da cultura espanholas organizados por níveis.
  • Spanish Podcast oferece episódios sobre cultura, expressões e temas da atualidade. 
  • Televisión Española permiter descarregar áudios ou programas de Radio Nacional, Radio Clásica, Radio 3, Radio 4, Radio 5 e Radio Exterior. 
  • Podcasts in Spanish apresenta podcasts organizados por níveis e permite descarregar a transcrição. Cada um vem com uma ficha de trabalho. O problema é que deve pagar-se uma subscrição.
  • Ivoox é uma plataforma com muitos podcasts organizados por temas, mas sem transcrição nem ferramentas adicionais.  

Sites com atividades e recursos variados:

  • Ver Taal oferece uma seleção de atividades com vocabulário, audições e gramática, com tabelas e explicações completas.
  • Español é outro dos sites com uma completa ementa de atividades e recursos.
  • Lingolia, com exemplos e atividades sobre o vocabulário.
  • Todo-Claro.com é outras das páginas web com um bom número de atividades sobre gramática e vocabulário para completar online.
  • Lingolex organiza o vocabulário por nível e tema. É uma boa ajuda para planificar o léxico das unidades didáticas a serem trabalhadas.
  • Elsubjuntivo.com, como o nome indica, está dedicado a uma das áreas mais problemáticas da gramática do espanhol: a forma e o uso dos tempos de conjuntivo.