Recursos Específicos para Falantes de Português

Azulejo

Azulejo para el aula de Español é a publicação periódica em formato de revista da Consejería de Educación em Portugal. Reúne artigos de reflexão e unidades didácticas, todas elas especializadas no ensino do ELE para falantes de português.

Atas dos Congressos

Nas atas das edições do Congresso para o Ensino de Espanhol em Portugal aparecem reunidos diversos trabalhos centrados na especificidade do ELE para falantes de português.

Península

A revista Península, publicada pela Associação Portuguesa de Hispanistas, é um espaço de debate e partilha para um melhor e mais profundo conhecimento das culturas e literaturas de Portugal e Espanha. O último número publicado até agora é de 2009.

Consejería de Educación

A página do Centro de Recursos da Consejería de Educación da Embaixada de Espanha oferece recursos e publicações especializados no ensino do ELE a falantes de português.

Ponto.Br

A revista digital Ponto.Br disponibiliza para os professores de espanhol como língua estrangeira diversos materiais, tais como unidades didáticas, jogos, etc., para utilização imediata na sala de aula.

Seminario de Español en Brasil

A Consejería de Educación da Embaixada de Espanha promove anualmente, na Escola Miguel de Cervantes (São Paulo), o Seminário sobre o Espanhol no Brasil, anteriormente conhecido como Seminário sobre Dificuldades Específicas no Ensino do Espanhol.

Colección Complementos

A Colección Complementos publica materiais complementares para o ensino do espanhol como língua estrangeira. Está dividido em cinco séries: léxico, didática, literatura, cultura e gramática.

ELEO

ELEO é a Biblioteca Digital da Consejería de Educación da Embaixada de Espanha. Inclui leituras para alunos de espanhol como língua estrangeira e segunda língua para o ensino fundamental e médio, além de recursos sobre metodologia e didática do espanhol.

ABEH

O Anuario Brasileño de Estudios Hispánicos (Abeh) é uma publicação da Consejería de Educación da Embaixada de Espanha que visa divulgar a nível nacional e internacional trabalhos inéditos sobre estudos hispânicos e temas afins, promovendo assim a investigação hispânica.

Outras publicações

Atas de congressos e prémios literários, revistas das associações de professores de espanhol, brochuras informativas, publicações com outras instituições, etc.

Revista Ibero-americana de Educação

A Revista Ibero-americana de Educação (RIE) é uma publicação científica quadrimestral da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) sobre questões educativas e experiências inovadoras no espaço ibero-americano.

Revista Ibero-americana de Ciência, Tecnologia e Sociedade

A Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad – CTS mantém o objetivo de alcançar uma melhor articulação entre a ciência e a sociedade nos países da América Latina e a península ibérica, bem como promover o diálogo e iniciar discussões sobre questões importantes relativas ao seu âmbito.

Porta_ELE

No site de Porta_ELE, estão reunidas as revistas online – publicadas em todo o mundo – que se ocupam de assuntos relativos ao espanhol como língua estrangeira. Algumas delas combinam os estudos hispânicos com os lusófonos e incluem textos teóricos e propostas didáticas para a docência de espanhol a falantes de português LM.

Translate »