Outras certificações

ALTE – Association of Language Testers in Europe

A ALTE é uma associação de fornecedores de testes linguísticos que trabalham em conjunto para promover a avaliação justa e precisa da capacidade linguística em toda a Europa e fora dela. A ALTE organiza cursos e conferências sobre aspetos da avaliação linguística e opera um sistema de auditorias de qualidade dos exames linguísticos europeus.

Os Membros Plenos da ALTE são instituições que produzem testes numa língua oficial do país onde a instituição está estabelecida. Isto inclui tanto as línguas faladas como as línguas gestuais. 

Instituto Cervantes

O Instituto Cervantes é a instituição pública criada pela Espanha em 1991 para promover universalmente o ensino, estudo e utilização do espanhol e contribuir para a difusão das culturas hispânicas no estrangeiro.

Os Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) são qualificações oficiais que acreditam o grau de competência e domínio da língua espanhola. São concedidos pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha.

SIELE – Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española

SIELE é o Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española que avalia o grau de domínio do espanhol por meios eletrônicos. É promovido pelo Instituto Cervantes, a Universidade Nacional Autónoma de México, a Universidade de Salamanca e a Universidade de Buenos Aires.

EALTA – European Association for Language Testing and Assessment

O objetivo da EALTA é promover a compreensão dos princípios teóricos dos testes e da avaliação linguística, bem como a melhoria e a partilha das práticas de testes e de avaliação em toda a Europa.

ILTA – International Language Testing Association

Entre os objetivos da ILTA incluem-se, entre outros: estimular o crescimento profissional através de workshops e conferências; promover a publicação e divulgação de informação relacionada com o domínio dos testes linguísticos; prestar serviços profissionais aos seus membros; aumentar a compreensão e o apoio do público aos testes linguísticos como profissão; cooperar com outros grupos interessados em avaliação e em linguística aplicada.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, responsável pelas avaliações e exames, pelas estatísticas e indicadores, e pela gestão do conhecimento e estudos educacionais.

É a entidade responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelo Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).

CAPLE – Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira

O CAPLE é a única entidade portuguesa que avalia e certifica as competências escritas e orais em português como língua estrangeira (PLE) para diferentes efeitos: estudos, acesso à carreira académica, trabalho em diferentes domínios de atividade, aquisição da cidadania portuguesa, etc.