Ferramentas digitais

Eduteka é o site educativo da Universidade ICESI (Cali, Colômbia) dedicado a melhorar a qualidade do ensino básico e secundário através da implementação e do uso efetivo das TIC nos processos de aprendizagem. Na página inicial de Herramientas são apresentadas as ferramentas que coloca à disposição da comunidade educativa. Cada uma delas inclui uma introdução explicativa com bibliografia de referência e, no final da página, um roteiro para a sua implementação em contexto de ensino: Uso didáctico | Cómo usarla | Procesos educativos | Plan de aulas | Ejemplos | Software | Más información. Na seção Software estão compiladas as aplicações descarregáveis. 

Destacamos as secções dedicadas a: áudio, blogs, cómics, imagem, fotografia, música, podcasts, apresentações multimedia e wikis.

As asesorías técnicas de educação de Lincoln e de Indianápolis atualizam com regularidade os recursos digitais mais úteis para o ensino de espanhol como LE: plataformas e espaços colaborativos, avatares, questionários, gravações, leitura, música, apresentações, vídeos, blogs, apps, wordclouds, comics, etc. Esses recursos podem ser comparados com o listado “Webs, blogs y recursos útiles en la enseñanza de ELE” de rutaEle, onde encontramos diversas aplicações didáticas que se servem de ferramentas digitais.

Podemos encontrar um bom número de ideias e recursos para dinamizar as aulas de espanhol, incorporando aplicações e ferramentas digitais, em:

Na revista eletrónica de didática marcoELE, podemos encontrar uma secção dedicada à integração das TICs nas aulas de ELE.

Translate »