Anuncios de la página

(Aún no hay temas de debate en este foro)

Cursos disponibles

Esta formação procura satisfazer uma das prioridades formativas dos docentes de Espanhol na atualidade e que está relacionada com o desenvolvimento da interação oral no processo de ensino, aprendizagem e avaliação da língua estrangeira. Entende-se a interação oral como uma atividade comunicativa que se pode comparar, até certo ponto, com as tarefas orais levadas a cabo fora da sala de aula. Para tirar proveito das atividades de interação oral, convém estruturá-las tanto do ponto de vista da planificação como do desenvolvimento das aulas e da avaliação, assim como tornar os alunos conscientes desta coerência pedagógica e da necessidade de se envolverem na sua própria avaliação e no controlo das suas aprendizagens. O intuito é que neste curso se procurem respostas a perguntas como: Que tipo de atividades orais precisam de praticar os nossos estudantes? Como delineamos as atividades orais na sala de aula? Como gerir e participar nas atividades orais? Como oferecer um feedback construtivo e de qualidade? Como é que nós, docentes, avaliamos as tarefas orais realizadas pelos nossos alunos?

Com esta ação pretende-se dar a conhecer dinâmicas de trabalho para as aulas de Espanhol Língua Estrangeira, apresentando aos participantes algumas propostas de atividades que poderão implementar com os seus alunos para estimular a sua criatividade, aumentar a sua motivação e contribuir para a qualidade do processo de ensino/aprendizagem. 


Com esta ação pretende-se refletir sobre o papel da tecnologia na prática letiva dos professores de Espanhol Língua Estrangeira, abordando a questão da competência digital, das ferramentas tecnológicas e estratégias disponíveis, e dos usos que delas fazemos nos diversos ambientes de aprendizagem.


Com esta ação pretende-se dar a conhecer algumas das investigações mais recentes na área do ensino do Espanhol como Língua Estrangeira e problemáticas associadas, promovendo a discussão e reflexão entre pares e tendo por base projetos de investigação-ação ou estudos conducentes a diferentes abordagens da língua e cultura espanholas em sala de aula.


Este curso de atualização docente para professores de Espanhol de 3.º Ciclo e de Ensino Secundário que exercem funções no sistema educativo de Portugal (grupo 350) visa preencher um vazio no que diz respeito à oferta formativa existente para este coletivo de docentes. Num cenário educativo em constante mudança, a formação contínua deve ser uma necessidade para todos os docentes empenhados em melhorar a sua prática profissional, uma vez que, «quem se atreve a ensinar, nunca deve deixar de aprender» (John Cotton Dana). Como o ensino de línguas estrangeiras não deve ser alheio a esta necessidade de modernização pedagógico-didática, é fundamental proporcionar aos docentes oportunidades de formação que lhes permitam sair da sua zona de conforto, dando-lhes a conhecer práticas inovadoras, baseadas em metodologias recentes, no sentido de conseguir melhores resultados em sala de aula. Assim, neste curso dedicado ao ensino-aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira, centrar-nos-emos em três eixos fundamentais: o trabalho com ferramentas digitais («apps»); a imbricação da língua, a literatura e a cultura espanholas; e a gamificação (uso de jogos) para aumentar a motivação.


Materiais do seminário DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS DE REFERÊNCIA NO ÂMBITO DAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

A Comunidade de Aprendizagem APPELE (CAA) é um espaço de partilha de experiências, dúvidas, materiais e atividades. Uma comunidade feita pelos/as professores/as de ELE para se apoiarem e valorizarem a sua ação docente. 

Para fazer parte da CAA terá que criar uma conta na plataforma Moodle da APPELE. Em seguida terá que enviar um correio eletrónico ao Centro de Formação da APPELE a manifestar o seu interesse em integrar a CAA: cf.appele@gmail.com