Ao longo do curso serão apresentados e analisados criticamente e de forma aplicada os diferentes princípios que orientam os processos de ensino-aprendizagem da variação linguística, social, geográfica e cultural da língua espanhola no mundo. Partindo de uma reflexão metodológica sobre o papel que deve desempenhar na sala de aula o tratamento da diversidade de uma língua pluricêntrica e pluricultural como o espanhol, serão fornecidas diretrizes e ferramentas para a assimilação, a gestão e a incorporação da variedade linguística e cultural nas nossas aulas de ELE. Além disso, aprofundaremos as semelhanças e diferenças existentes entre as culturas hispânicas, com o objetivo de conhecer a origem sincrética de alguns dos nossos costumes e tradições, estabelecendo, assim, pontos de interconexão entre os dois principais eixos geográficos do espanhol: Europa e América. Desta forma, ao mergulharmos como docentes na riqueza linguística e cultural do espanhol — que é hoje a segunda língua de comunicação internacional —, poderemos oferecer aos nossos alunos uma formação mais completa e ajustada à realidade sociolinguística da nossa língua. Isto permitir-lhes-á abrir novos canais de diálogo e interagir de forma competente na pluralidade de espaços de comunicação associados à língua espanhola no mundo globalizado em que nos movemos.

- Profesor: Mirta Fernández