Esta ação pretende ir ao encontro das necessidades expressas pelos associados da APPELE e dos docentes de Espanhol em geral, contribuindo para a atualização dos seus conhecimentos sobre a realidade sociocultural espanhola atual e para a discussão e troca de experiências sobre o trabalho com a componente sociocultural e com a competência inter/pluricultural prevista nas Aprendizagens Essenciais da disciplina, tanto no Ensino Básico como no Secundário. Pretende-se igualmente equacionar e discutir o papel dos professores enquanto mediadores culturais no contexto da aula de ELE. 


A presente ação de formação tem como objetivos: dar resposta à necessidade de formação contínua dos professores de Espanhol de 3.º Ciclo e do Ensino Secundário do sistema educativo de Portugal; fomentar a partilha de experiências pedagógico-didáticas e o trabalho de grupo entre docentes do grupo 350; organizar situações de aprendizagem que fomentem o conhecimento da realidade espanhola com exemplos socioculturais dinâmicos e versáteis não estereotipados; e fornecer recursos e ferramentas para gerir atividades de mediação cultural em sala de aula.