Esta formação procura satisfazer uma das prioridades formativas dos docentes de Espanhol na atualidade e que está relacionada com o desenvolvimento da interação oral no processo de ensino, aprendizagem e avaliação da língua estrangeira. Entende-se a interação oral como uma atividade comunicativa que se pode comparar, até certo ponto, com as tarefas orais levadas a cabo fora da sala de aula. Para tirar proveito das atividades de interação oral, convém estruturá-las tanto do ponto de vista da planificação como do desenvolvimento das aulas e da avaliação, assim como tornar os alunos conscientes desta coerência pedagógica e da necessidade de se envolverem na sua própria avaliação e no controlo das suas aprendizagens. O intuito é que neste curso se procurem respostas a perguntas como: Que tipo de atividades orais precisam de praticar os nossos estudantes? Como delineamos as atividades orais na sala de aula? Como gerir e participar nas atividades orais? Como oferecer um feedback construtivo e de qualidade? Como é que nós, docentes, avaliamos as tarefas orais realizadas pelos nossos alunos?