Face às dinâmicas da sociedade atual, o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos não pode deixar de integrar a sua inclusão no mundo digital. Assim, na contemporaneidade, a existência de uma cultura digital obriga a uma atenção especial quanto à introdução das novas tecnologias digitais no âmbito da docência. Atendendo a este novo contexto tecnológico, surge esta ação de formação que visa promover a literacia e a inclusão digitais para o exercício da prática docente.

A presente ação de formação tem como objetivo principal desenvolver e melhorar a competência digital dos participantes. Para alcançar este objetivo, o curso baseia-se nos documentos de referência The Digital Competence Framework for Citizens DigComp 2.1 (Comissão Europeia, 2017) com tradução para a língua portuguesa: Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos (Lucas & Moreira, 2018). Tendo em consideração este modelo conceptual, o curso orienta-se e é planificado com o objetivo de que o formando alcance e domine a vertente da competência digital referente à “criação de conteúdo digital”. Deste modo, pretende-se estimular a literacia digital e promover práticas de inovação pedagógica nos processos de ensino-aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira, tendo como fim último a melhoria dos resultados escolares dos alunos.